Amigos do Fingidor

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Um dia após o outro



Inácio Oliveira

ELE
Ela observa o quadro. Adquire um ar grave, franze a testa numa interrogação. Afasta-se. Tenho a impressão que ela, agora, se deixar olhar pela mulher pintada no quadro e não ao contrário. Penso naquilo que ela estará pensando.

ELA
Ele se aproxima. Sei que pretende falar comigo. Finjo que não o vejo. Deixo que ele me observe. Imagino que eu sou a mulher com os seios nus que aparece no quadro. Afasto-me e imito a expressão dessa mulher. Quero que ele sinta, ao olhar para mim, o mesmo que eu sinto ao ver o quadro.

ELE
Ela não sabe que eu a observo. É confortável olhar para o que não nos vê. No meu pensamento posso subtrair sua roupa, eu a vejo nua nesta galeria.

ELA
Não sabe que eu estou me exibindo para ele. Vou abrir um botão da minha blusa para que ele, de onde está, veja o contorno dos meus seios.

ELE/ELA
Muitos anos se passaram desde aquele dia na galeria. O quadro que nos uniu continua intocável, mas na nossa carne nada sustenta o peso desses anos.

ELA
Ele já não me vê. Saio nua do banheiro a pretexto de ter esquecido a toalha. Ele me olha, mas não me enxerga. Sinto-me invisível, ou como se fosse de vidro. Algo que se vê através.

ELE
Deita-se na cama comigo. Cheiro bom de sabonete. Toca meu sexo murcho. Ela está molhada, mas é apenas da água do chuveiro.