Amigos do Fingidor

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Halloween e o boi da cara preta



Pedro Lucas Lindoso

Conversava com meu amigo Dr.Chaguinhas sobre a ingerência cultural que nós brasileiros sofremos dos nossos irmãos estadunidenses. É inegável que a cultura americana nos tem influenciado sobremaneira. Através dos filmes, da TV, do intercâmbio de estudantes brasileiros aos Estados Unidos.  Desde o ensino médio até a faculdade. Além do que o país é destino de primeira opção de brasileiros em férias.
Todo mês de outubro abre-se uma polêmica se os brasileiros devem ou não festejar o Halloween. Disse ao Chaguinhas que o primeiro equívoco é traduzir Halloween como Dia das Bruxas.
Holy” em inglês significa sagrado. Hallow tem a mesma origem e significa sagrado, santo. Surgiu daí a própria palavra Halloween, originada de “all hallows eve”, que em português quer dizer "véspera do dia de Todos os Santos". A Igreja Católica desde sempre se apropriou das festas pagãs e o Halloween é um exemplo.
 A celebração recebeu no século XX diversas influências que deram força ao comércio e aos negócios: distribuição de doces para crianças, filmes de terror, indústria de fantasias e indumentárias movimentam milhões de dólares não só nos EUA como agora em todo o mundo.
Perguntei ao Chaguinhas, que é um nacionalista de primeira, se era politicamente correto ser contra o tal Halloween. Ele me disse que alguns fundamentalistas religiosos são contra. Como também não apoiam o boi-bumbá e o carnaval.
Lembrei a ele que o nosso festival de boi não teve origem na Amazônia. Veio do Maranhão e se modificou adaptando-se aos costumes dos índios e dos caboclos.
A festa junina, que talvez seja a nossa mais emblemática manifestação folclórica, tem a quadrilha como destaque. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas! Anarriê, alavantú, balancê. Tia Idalina só marcava quadrilha em Francês, ou matutês!
Chaguinhas me disse que seu sobrinho Diogo encomendou uma fantasia de “boi da cara preta” para uma festa de Halloween, que será num condomínio cinco estrelas aqui em Manaus. Questionado o rapaz respondeu:
– A coisa que mais me assustava quando menino era um tal “boi da cara preta, pega esse menino que tem medo de careta”. É por isso que ele torce pelo Boi Garantido. É o boi branco do coração vermelho.
A verdade é que desde a mãe África, onde surgiu, os homens se movimentam pelo planeta, mesclando-se, miscigenando-se e trocando culturas e saberes.