Amigos do Fingidor

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O poder dos emoticons



Pedro Lucas Lindoso

A comunicação entre os humanos tem várias formas. Desde a fumaça usada pelos índios, passando pelos hieróglifos dos antigos egípcios, chegamos ao e-mail e ao whatsapp. Lembro-me do telex, muito usado até meados dos anos setenta para transmissão de dados, principalmente entre bancos e comércio. Há alguns anos usou-se o fax, muito útil antes do advento dos computadores pessoais.

Meu jovem amigo Julinho, um rapazinho muito inteligente, é craque na linguagem dos “emoticons’”. Também chamados de “memes” são as carinhas “smiles” presentes em todas as redes sociais e aplicativos modernos.

Julinho me contou que conseguiu a amizade de uma garotinha, a qual pretende namorar, mandando-lhe um “emoticon” com um coraçãozinho apaixonado. A garotinha sorriu de volta. Desejei boa sorte ao Julinho. Trata-se de um jovenzinho católico, escoteiro e de muito boa índole.

Disse-me que os “emoticons” são muito valiosos para uma boa comunicação, principalmente no whatsapp. Julinho estuda num colégio católico chamado Santa Terezinha. A professora de religião é muito devota dessa santa católica e contou aos alunos que se você está correndo algum tipo de perigo, vivendo momento de aflição ou angústia, faça a Novena Milagrosa de Santa Terezinha das Rosas. Diz a tradição que, após a Novena, a pessoa receberá de alguém, de uma maneira bem inesperada, uma rosa, sinal de que seu pedido será atendido pela querida e poderosa Santa Terezinha do Menino Jesus.

A avó de Julinho encontrava-se enferma e é devota de Santa Terezinha. Julinho mandava “emoticons” de rosas para sua avó, pelo whatsapp e dizia que eram rosas de Santa Terezinha. A vovó dele ficou boa e vai fazer 80 anos em 01 de outubro, dia de Santa Terezinha.

Tenho uma colega de trabalho que se chama Juliana Terezinha e está enferma, fazendo tratamento em São Paulo. Temos mandado rosas de Santa Terezinha para ela, via whatsapp.


Diz o Julinho que os “emoticons” são muito poderosos e podem fazer milagres. Eu acredito muito no Julinho. O moleque é sabido que só.

🌹😄😄🌹🌹🌹🌹