Amigos do Fingidor

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cantigas de ontem, hoje e sempre



Pedro Lucas Lindoso


12 de outubro. Dia das Crianças. Marcha Soldado / Cabeça de Papel / Se não marchar direito / Vai preso pro quartel. Lembro-me vagamente. Era muito pequenino. Estudava no Jardim da Infância Visconde de Mauá, que ficava atrás do Grupo Escolar Barão do Rio Branco, na Joaquim Nabuco. Marchava-se com chapéu feito de jornal. O meu chapéu tem três pontas/ tem três pontas o meu chapéu.

E cantávamos: Pirulito que bate bate / Pirulito que já bateu / Quem gosta de mim é ela / Quem gosta dela sou eu / Pirulito que bate bate / Pirulito que já bateu / a menina que eu gostava / Não gostava como eu.

A diretora era dona Zenaide, comadre de minha mãe. Tinha que cantar direitinho. Ai de mim se não me comportasse. Pai Francisco entrou na roda / Tocando o seu violão / Bi–rim-bão bão bão, Bi–rim-bão bão bão! / Vem de lá Seu Delegado / E Pai Francisco foi pra prisão. / Como ele vem todo requebrado / Parece um boneco desengonçado. Todo mundo queria ser o delegado. Inclusive eu. Ninguém queria ser o Pai Francisco.

Recreação Infantil no SESC. Rua Henrique Martins. Escravos de Jó jogavam caxangá / Tira, bota deixa o Zé Pereira ficar / Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue za. Aprendíamos também: O Pião entrou na roda, ó pião! Roda pião, bambeia pião!

As meninas brincavam de roda: Ai, eu entrei na roda / Ai, eu não sei como se dança / Ai, eu entrei na “rodadança” / Ai, eu não sei dançar / Sete e sete são quatorze, com mais sete, vinte e um / Tenho sete namorados só posso casar com um / Namorei um garotinho do Colégio Militar / O diabo do garoto, só queria me beijar. E ainda: Ciranda Cirandinha / Vamos todos cirandar / Vamos dar a meia volta / Volta e meia vamos dar.

Quando as meninas cantavam: Eu sou pobre, pobre, pobre / De marré deci  / Eu sou rica, rica, rica / De marré, marré, marré deci. Tia Idalina logo comandava suas sobrinhas: vocês para o lado das ricas que não quero pobre na família!

As babás ninavam os bebezinhos: Tutu Marambá não venhas mais cá /Que o pai do menino te manda matar /Durma neném, que a Cuca logo vem / Papai está na roça e Mamãezinha em Belém / Tutu Marambá não venhas mais cá / Que o pai do menino te manda matar.


Fiquei feliz em ouvir essas cantigas em várias ocasiões nesses últimos dias, celebrando o dia das crianças. O coral João Gomes Junior apresentou-se com esse repertório no evento Kids Gourmet. Que maravilha.  Em sua maioria são arranjos para piano de Villa Lobos. Grande brasileiro. Por causa dele essas cantigas de ontem são também as de hoje e de sempre.