Amigos do Fingidor

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Java, versão infernal



Pedro Lucas Lindoso

Quando Dr. Chaguinhas começou a advogar não havia computadores e nem internet.
As petições e pareceres eram feitos na “mão grande” ou minutados em máquinas de datilografar. Chaguinhas até hoje tem uma velha máquina “Remington”, devidamente aposentada. Trabalhou anos na Procuradoria de um banco público já extinto. As suas petições e pareceres eram diligentemente datilografados por exímias datilógrafas. Word significava só palavra mesmo, em Inglês, obviamente.
O duro, naquela época, era o acompanhamento dos processos. Não havia internet. Para fazer o acompanhamento processual advogados e procuradores amontoavam-se na beirada dos balcões dos cartórios e varas. Disputava-se a atenção e o atendimento dos serventuários com os estagiários, funcionários de autarquias e procuradorias, além das partes interessadas. Uma loucura.
Certo dia havia uma quantidade enorme de advogados e estagiários disputando a atenção de uma única serventuária que, se fingindo de atordoada, tentava atendê-los com uma irritante e calma soberba. Dr. Chaguinhas precisava urgentemente de um alvará. Tomado de momentânea fúria, Chaguinhas não teve dúvidas. Subiu no balcão. Confusão geral. Chamaram o juiz. A diretora do cartório quase desmaiou. Cadê a OAB? Alguém perguntou. O fato é que deram logo o alvará para o Dr. Chaguinhas, que desceu do balcão e foi-se embora antes que o juiz chegasse ao recinto.
Agora o distinto causídico acompanha tudo pela internet. Mas os problemas que eram reais e físicos passaram a ser virtuais. Ontem estava nervoso porque não conseguia nem peticionar nem entrar no site no tribunal.
Um técnico em informática veio atendê-lo.  O senhor conhece JAVA? Perguntou o rapaz.
– Claro, estudei Geografia no ginásio. É uma ilha na Indonésia. Um vulcão a destruiu no final do século 19. O vulcão Kracatoa – supostamente extinto – entrou em erupção por lá.
 O rapaz não entendeu. Qual a versão do seu JAVA? Perguntou.
Chaguinhas disse que a versão que conhecia do episódio é a de Hollywood com o filme Kracatoa – o inferno de Java.
Para o técnico de informática, JAVA é uma linguagem de programação. É um software. Impulsiona e melhora serviços de aplicativos. Facilita e possibilita a consulta aos sites dos tribunais. 

Instalado o software, Chaguinhas descobriu que há várias versões de JAVA. Mais de oito! Além do Kracatoa, o vulcão que foi o inferno de JAVA, a ilha, o software JAVA, apesar de ajudar como aplicativo, pode ser infernal com suas várias versões.