Amigos do Fingidor

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Nós atados, por Nereide Santiago






O texto Nós atados, que deu origem à peça teatral com o mesmo nome, de autoria da professora e dramaturga Nereide Santiago, é um exercício de linguagem e de descoberta do outro. A linguagem é uma aquisição humana, por isso, ela somente se revela na vida de cada um e nas relações humanas. O cenário da sua compreensão é o da história. Assim, o exercício de compreensão do homem é possível, apenas, quando ele se curva para olhar o passado, ou seja, quando o presente se tornou passado. E o único meio para satisfazer esse intento é a linguagem. Ao mesmo tempo em que é na própria linguagem que o homem se hominiza.

Na peça, cujo fundamento é a própria linguagem, como reveladora de cada um dos personagens, que evidenciam situações e apresentações de todos os homens, deve-se considerar o cenário, o figurino, a performance de cada um dos personagens e os seus aparentemente monólogos ou pensares-altos. O livro tem a propriedade de enviar-nos para o que poderá ser, tendo como mais-valia a projeção e criação do cenário que ele indica por cada leitor.

O livro Nós atados não traz soluções, não cria empecilhos e nem desesperanças, ele traz como protagonista a linguagem, esta que quebra o isolamento inaugural de cada homem, e também instaura uma pausa, abre um parêntese, para refletirmos sobre o nosso tempo e sobre o ser que nele se enlaça, se debate.

Sobre a autora
 
Nereide Oliveira Santiago é doutora em Estudos Românicos pela  Université Stendhal, Grenoble 3 (2004). Atualmente é adjunto 2 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
 
É reconhecida pelo seu trabalho no teatro com a Companhia Teatral A Rã Qi Ri. Em 2009, ganhou o Prêmio de Montagem Proarte, patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura – SEC/Amazonas.
  

 

Evento: Lançamento de livro

Título: Nós atados

Autor: Nereide Santiago

Editora: Valer

Páginas: 58

Valor: R$ 20,00 (unidade)

Data: 10 de novembro de 2012 (sábado)

Horário: 10h

Promoção: Livraria Valer

Local: Avenida Ramos Ferreira, 1195 ─ Centro

Contatos: Valer: (92) 3635-1245 / Autor: 3232-8812/ 9996-4415