Amigos do Fingidor

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Manaus 20 autores - a orelha



Zemaria Pinto 
 
 
O projeto Livro de Graça na Praça nasceu há onze anos, em Belo Horizonte, como resultado de um sonho individual que logo se tornou delírio coletivo: se a praça é do povo, leve-se livros à mancheia ao povo da praça, para fazê-lo pensar.

O sonho agora ganha o Brasil, e Manaus, tão fluvial quão pluvial, é escolhida para ser a primeira sede dos além-gerais, alegria partilhada com as minerais Uberaba e Uberlândia.

Entre os 20 autores publicados – 17 convidados e 3 escolhidos por concurso –, encontramos representantes das mais diversas “tribos”: da moçada que não dispensa a máquina de datilografar a velhos blogueiros viajantes do ciberespaço.

A proposta de mostrar Manaus como personagem e/ou paisagem por vezes se oblitera: no fundo, esta cidade está dentro de cada um de nós, orgânica parte de nossa paisagem interior.

Notável é a diversificação etária desta antologia: do decano Thiago de Mello, que viu a luz nos anos 20 do século passado, aos autores em flor, sementes lavradas nos recém-findos 90, sete décadas vos contemplam... Isto nos leva a uma multiplicidade de estilos e de visão que mais enriquece o conjunto, uma amostra poliédrica da produção literária do Amazonas, neste princípio do século XXI.
 
Obs: orelha do livro de contos Manaus 20 autores (Belo Horizonte: Quixote, 2013),
do projeto Livro de Graça na Praça.