Amigos do Fingidor

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Eu e as timidezes 1/3



Letícia Cardoso

 

Há algumas coisas sobre timidez, na verdade várias, mas que não caberiam numa crônica e, sim, num tratado, que seriam interessantes tornarem-se claras. No entanto, pontuarei alguns fatos, aparentemente inofensivos, corriqueiros para os mortais, ou melhor, desinibidos, que devem ser esclarecidos a respeito das pessoas tímidas.

Uma das coisas que você precisa saber, meu caro leitor, é que tímidos sentem-se desconfortáveis para falar ao telefone. Você me questiona por isso com um “até para falar através do frio aparelho metálico que desde o século XIX ocupou-se em diminuir as distâncias?” Sim, meu caro, até para isso. A única exceção que fazemos é para nossas mães. Elas são as únicas pessoas com quem nos sentimos 100% confortáveis para atender ligações, pois não precisamos nos preocupar com saudações tampouco em puxar conversa. Elas cuidam de tudo isso.

Também é da natureza dos tímidos ensaiar diálogos. Para marcar consulta ou mesmo solicitar algum serviço de entrega, o tímido passa antes alguns minutos ensaiando o que falar. Em ambientes públicos, o tímido também ensaia para pedir alguma informação e, antes de tomar esse grande passo, é possível vê-lo dando voltas no lugar, tudo isso numa tentativa de atrasar o momento, de arranjar uma desculpa, de ter uma grande ideia para não ter que pedir a orientação. E pior, é que pode ser que, por seu nervosismo, ele nem consiga saber o que quer ou desista antes mesmo de tentar.

Saiba que pessoas tímidas costumam ser pontuais. O tímido evita chegar atrasado a palestras, ou qualquer outro tipo de evento, para não chamar a atenção dos outros. Se chegar tarde demais, é possível que ele nem assista mais ao debate, mesmo com a possibilidade entrar durante o intervalo, pois sua imensa vergonha o fará acreditar que todos ali sabem que ele se atrasou.

Essas são algumas situações, experiências, que parecem bizarras para você, mas que fazem parte da vida de uma pessoa tímida como eu. Hoje, por exemplo, tive que ir ao salão de beleza, pois precisava dar um retoque na raiz do cabelo. E para meu desespero, minha mãe disse que não poderia acompanhar o procedimento. Pronto! Seja bem-vinda, timidez.

Tenho vergonha de ir ao salão de beleza sozinha (e mesmo acompanhada), porque cabeleireiros geralmente são muito expansivos e nos enchem de perguntas a todo o momento. Minha mãe é extrovertida, por isso se sai bem nesse tipo de ocasião. Vai ver que é por ela ser assim que eu não desenvolvi muito bem o meu “lado social”.

Na hora de lavar o cabelo, a cabeleireira deixou cair shampoo no meu olho. Doeu pacas! Você pensa que eu gemi? Você pensa que eu chorei? Você pensa que eu gritei/esperneei? Não, me mantive firme e forte, aguentando a ardência e pensando na prescrição que há nessas embalagens de produtos químicos: em caso de contato com os olhos, enxague abundantemente. Pois se não bastasse ser tímida, eu sou meio neurótica com esse tipo de coisa. Mas, enfim, ela percebeu quando eu comecei a lagrimar e me socorreu. Amém!

Mesmo podendo ter perdido a visão, preferi não reclamar. Tenho vergonha até para fazer isso. Eu evito qualquer constrangimento, mas no final não deixo de me sentir constrangida por ser tão tapada e ter medo de fazer tanta coisa por simplesmente sentir receio em me expor.

Acho que não há uma fórmula para extirpar a timidez. Há algumas pessoas que dizem que já foram mais tímidas. “Mais” tímidas, pois agora se tornaram menos. Não há ironia nisso. Acredito que há graus de timidez, uns mais elevados, outros nem tanto. Mas se você conhece alguém tímido, saiba que há certas coisas que talvez causem retraimento nele, não importa de qual tipo de timidez ele sofra.

Tenha paciência e cuidado para não colocá-lo em situações embaraçosas ou que o façam se sentir constrangido. Às vezes, uma simples brincadeira sobre a sua introversão em falar com alguém importante para ele, pode magoá-lo e deixá-lo mais acanhado. Saiba respeitar o espaço e tempo dele, não tente forçá-lo a virar uma pessoa mais comunicativa e expansiva, por favor, isso é a pior coisa que você poderia fazer com ele. Acredite, uma pessoa tímida tem muito o que compartilhar e adoraria dar um abraço em alguém especial quando o encontra, ela só não tem muita coragem para fazê-lo.

Pois ser tímido é ser incapaz de explodir raiva, de questionar, de sair pela tangente, de não se machucar pelos falsos amigos – esses que aparecem todos cheios de paciência e carinho por você, mas em troca querem alguma coisa. Ser tímido é estar só em meio à multidão. É sentir-se deslocado, é não saber participar da vida. É também cansar os outros pela sua dificuldade em se expressar e, sobretudo, superar seus medos. E você não venha me dizer que não é assim. Porque eu sinto isso na pele todos os dias.