Amigos do Fingidor

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Um dia de estágio



Tainá Vieira
 

A professora está ali em frente ao quadro branco explicando o conteúdo que copiara. Eu estou ao fundo, na última carteira, fazendo a observação. A sala é mediana, está cheia, a maioria dos alunos são mulheres que, atentamente ouvem tudo o que a professora explica. Eu observo cada uma dessas alunas, e lembro-me que um dia já estive aqui, e não sei se é por coincidência ou acaso, mas é a mesma sala. Estou no fundão agora, outrora sentava na frente, para prestar atenção em tudo, queria aprender muito, eu adorava vir para aula, à tarde era o horário mais importante da minha vida, a escola era o meu território de domínio, onde eu me sentia bem, e era também o lugar que mais eu sonhava. Minhas asas começavam a crescer e eu pretendia voar bem alto. Eu tinha grandes sonhos. 

É o segundo dia de estágio, senti-me comovida ao observar cada uma dessas alunas, o jeito como elas copiam do quadro, como manuseiam seus cadernos com tanto amor, a professora pede para responderem os exercícios do livro e prontamente ficam em silêncio e resolvem todos. Logo em seguida a professora chama à sua mesa, para corrigir os cadernos e as alunas por ordem alfabética esperam a sua vez... Não, não são crianças de quatro ou cinco anos, são jovens e adultas que estão aqui, não estão recuperando o tempo perdido, mas estão fazendo o seu tempo. São mulheres que, como eu, que já estive aqui, tiveram algum contratempo na vida, quem sabe lhes roubaram o direito de aprender quando criança ou adolescente, mas sejam lá quais foram esses contratempos isso não apagou a esperança de aprender, de buscar conhecimento. Eu vejo em cada uma dessas alunas, uma força enorme, vejo nos seus olhos uma luz brilhar bem lá no fundo. É a esperança. Esperança de um futuro bem mais bonito, cheio de oportunidade para plantar e semear. E quem sabe um dia, como eu, colher o fruto e começar a semear também.          

A prática de estágio supervisionado é para todo acadêmico e futuro profissional um período de estudos práticos para aprendizagem e experiência, uma vez que, quando o estagiário passa a conviver com os alunos e o professor regente, ele adquire conhecimento de ambas as partes, aluno e professor. Dos alunos da turma cujo estágio está sendo feito, o estagiário conhece a relação professor/aluno.  Pode observar o que é certo, o que é errado, como poderia melhorar a relação ou se ambos são distantes no que diz respeito à sala de aula.  Se o aluno é atento aos estudos, se cumpre seus deveres e se exerce seus direitos. E ao professor, o método que ele ensina, como ele passa o conhecimento para o aluno, se é correspondido pelo aluno no que diz respeito à sala de aula. Ou seja, o estágio é para o estagiário uma ferramenta de extrema importância na sua formação, porque é a partir daí que o futuro profissional testará seus conhecimentos e habilidades para saber se realmente está apto a seguir na sua escolha.

Como eu disse, é o meu segundo dia de estágio e estou emocionada ao ver essas mulheres vestidas de alunas. Elas me fazem ter uma visão diferente do mundo. Antes eu via um mundo normal, cheio de regras convencionadas por uma sociedade caduca e um povo alienado, hoje eu tenho a minha própria visão de mundo, se eu quiser, eu posso criar o meu próprio mundo. E isso eu devo a essas mulheres-alunas.