Amigos do Fingidor

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Livros para brincar



Tainá Vieira

Eu tenho em casa um bebê de um ano e quatro meses. Mas não é apenas um bebê que brinca, come e dorme. É um bebê leitor. Maria adora brincar. Mas nada diverte tanto a Maria do que os livros. E eu gosto muito de vê-la brincando com os livros. Primeiramente, ela tira todos da estante, deixa-os no chão ou na cama ou no tapetinho dela, e senta ou sobre eles ou ao lado, escolhe um e começa a folhear e ler, sim ela lê e em voz alta ainda, na linguagem dela, claro, mas lê.  Os meus livros que são mais sobre literatura e não tem nenhuma figura, ela apenas lê. Os que ela mais gosta são dois pequenos que têm a capa tipo de camurça e são nada mais nada menos que a Divina Comédia e Os lusíadas, e a Divina Comédia está escrita em italiano, mas mesmo assim ela lê... Acho que ela já os “leu”, cada um, mais de 10 vezes. Mas também ela já leu Grande Sertão: Veredas, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O mundo de Sofia, Maria ama filosofia.
Outro dia pegou o Curso de Linguística Geral, ela passou uns três dias seguidos com ele, sempre que ela ia brincar com os livros, pegava ele e começava a ler. Em um desses dias, ela pediu que eu lesse esse livro, sempre que está cansada ela pede que eu leia para ela, foi aí que eu fiquei quase sem ação. Apesar de ter lido e estudado esse livro, perdoem-me, não gosto dele. Prefiro os romances, os poemas ou teóricos sobre literatura... Mas li umas páginas dele para a Maria, ela ficou ouvindo atenta, não sei se entendeu. Outra coisa que ela gosta muito é de ouvir poemas, acho que as rimas chamam a atenção dela. É recomendável ler poemas para os bebês, na verdade, não apenas poemas, a leitura tem de ser apresentada a criança desde cedo, o quanto antes melhor. Desde o ventre, a Maria já ouvia muitas historias e poemas.  Ela sempre pega o livro que tem a reunião dos livros de Florbela Espanca; Maria está na fase romântica ainda, aquela de encantamento e amor; no futuro lerá, com certeza, Baudelaire, Augusto dos Anjos, Bacellar etc.
Os livros dela, claro, são diferentes dos meus. Ela já tem uma pequena biblioteca. Os livros dela são mais ilustrações do que textos, ela aponta as figuras, fala algo sobre elas, ri, quando tem alguma coisa que ela já conhece e reconhece, por exemplo, o cachorro e o carro, ela emite o som que os representa. Ela tem um livro que os textos são canções e que ela ouve sempre essas canções e, quando eu leio, ela reconhece a música e começa a cantar, ou pelo menos tenta cantar. Maria gosta também de ouvir música, brinca ouvindo música, toma banho ouvindo música, janta ouvindo musica. Eu já apresentei alguns ritmos para ela, mas ela sempre pede para assistir uns vídeos de uma garotinha que canta ópera divinamente bem. São quatros árias, no entanto a que ela mais gosta de ouvir é O Mio Babbino Caro, quando a música acaba ela pede pra ouvir e ver de novo. Às vezes ela nem quer ver, ela pede pra eu colocar e vai brincar, ela gosta de fazer outras coisas, mas a música tem que ficar lá, pra ela ouvir. Sempre que saímos, eu levo uns dois livrinhos na bolsa, enquanto esperamos a vez dela no pediatra ela fica lendo. Quando vamos para a casa da tia dela e dormimos lá, sempre levamos livros. As leituras noturnas são sagradas, às vezes ela nem deixa que eu leia para ela, pega o livro da minha mão e lê.  Que seja eterno o gosto pela leitura e o amor pelos livros.