Amigos do Fingidor

terça-feira, 22 de março de 2016

Irmãos rivais



Pedro Lucas Lindoso

A rivalidade entre irmãos é assunto bíblico. Milton Hatoum, um dos nossos escritores mais festejados, escreveu o best-seller Dois irmãos. O livro trata de intrincada e tensa relação entre os gêmeos Omar e Yakub, descendentes de libaneses. A trama se passa em Manaus. De temperamentos antagônicos os irmãos não conseguem conviver harmoniosamente. Nem mesmo com a intervenção direta e proposital de Zana, a mãe. Os amazonenses aguardam ansiosos pela minissérie da Globo. Anteriormente prevista para o segundo semestre de 2015, a série Dois irmãos será provavelmente exibida neste ano.
Quando fiz intercâmbio aos Estados Unidos, na década de setenta, havia um estudante de Goiás, também chamado Omar, que tinha sérios problemas de relacionamento com seu irmão mais velho. A família de Omar é de Anápolis, onde também há uma grande colônia de libaneses.
O irmão de Omar, apesar de um ano mais velho, não foi selecionado para o Intercâmbio porque seu Inglês não era tão bom quanto o de Omar. Tal fato o deixou bastante enciumado.
Antes da viagem, Omar pediu a sua mãe que comprasse algumas cuecas, camisetas, calças e camisas novas. Assim foi feito. Não contava Omar que seu irmão, imbuído de terrível sentimento de inveja, convenceu a mãe a comprar uma calça cor-de-rosa, camisas extravagantes e cuecas estampadas com flores e pequenos corações vermelhos.
Omar foi destacado para fazer intercâmbio em uma pequena cidade de Oklahoma, um dos estados mais conservadores dos Estados Unidos. Ao abrir a maleta em frente à família americana que o hospedaria, viu que seu irmão havia subtraído suas roupas novas, substituindo-as pelas vergonhosas calças coloridas e as suspeitíssimas cuecas estampadas.
Os irmãos americanos de Omar não perdoaram. No dia seguinte toda a High School sabia do inusitado enxoval do brasileiro intercambista. O bullying foi tão severo que o rapaz pediu para voltar para Goiás. O programa recolocou Omar em outra família, em outra cidade e Omar passou a frequentar outra High School.
Adão tinha dois filhos, Caim e Abel. Os dois eram diferentes. O filho mais velho, Caim, era orgulhoso e egoísta. Abel, porém, era humilde. Caim ficou com ciúmes de Abel porque Deus aceitou o sacrifício do irmão mais novo e não o seu. Por isso o matou.
O tema, rivalidade entre irmãos, também foi magistralmente explorado por Machado de Assis, em seu livro Esaú e Jacó, onde pontificam os gêmeos Pedro e Paulo, iguais, porém opostos e concorrentes. O livro é alusivo aos personagens bíblicos do Velho Testamento.

Omar voltou para os Estados Unidos onde mora até hoje, longe do irmão. Abomina roupas coloridas e só usa cuecas exclusivamente brancas.