Amigos do Fingidor

terça-feira, 15 de março de 2016

Um olhar de ternura, pelo dia da mulher



Pedro Lucas Lindoso

Neste março dedicado às mulheres, quero homenageá-las na pessoa de minha mãe AMINE DAOU LINDOSO, falecida dia 28/02/2016.
Há uma passagem marcante no filme Diários de Motocicleta, quando Che e seu amigo Alberto chegam em San Pablo, colônia de hansenianos na Amazônia peruana. Nós, amazonenses, sabemos que a lepra é ainda uma realidade cruel na região. Tão cruel quanto o preconceito – este, bíblico, milenar.
Os médicos protagonistas quebram regras e tabus impostos pelas freiras que administram a colônia. Com uma visão mais humanista pretendem mudar o paradigma de segregação e apartheid. Há uma festa de aniversário para o jovem médico Che. Ao ver a outra margem do rio onde ficam os hansenianos, o aniversariante deseja comemorar com eles. Mas há um caudaloso rio amazônico como barreira. Numa atitude suicida, Che se atira naquele imenso rio, fundo, com correntezas, à noite, cheio de perigos. Há gritarias de ambos os lados. Quando finalmente chega à margem onde moram os hansenianos e é carregado e socorrido por eles percebe-se nos olhos dos doentes um olhar de ternura, endurecidos pelo sofrimento, claro.
Dona Amine Daou Lindoso foi primeira dama do Amazonas de 1979 a 1982. Ela visitava a colônia Antônio Aleixo semanalmente. Providenciou e conseguiu atendimento médico, ambulatorial, escola e distribuiu muito carinho e atenção.
Há alguns anos, o Governo do Amazonas construiu no bairro um conjunto habitacional que se chama Amine Daou Lindoso. A inauguração contou com a presença do governador, presidente e várias autoridades. Após solenidade e discursos, a comitiva deixa o local. Nesse momento, sem cordão de isolamento eles vieram, vários, cumprimentá-la. Queriam vê-la novamente. Alguns bastante mutilados. Fiquei especialmente tocado com uma senhora de cadeira de rodas, com sinais bastante evidentes de mutilações, porém muito vaidosa, com uma flor no cabelo. Queria repetir versos já ditos a dona Amine. E assim o fez. Eles vieram demonstrar aquele olhar de ternura, o mesmo olhar que Walter Salles captou nos hansenianos de San Pablo. Foi tudo muito bonito, muito comovente.

Nossas homenagens e aplausos às mulheres que, como Amine Daou Lindoso, com coragem, amor e desprendimento, quebram paradigmas, mudam vidas e fazem a diferença. Isso sem deixar de serem mães, companheiras, filhas e irmãs exemplares. Nossa mais calorosa e profunda gratidão a essas grandes mulheres. Feliz 8 de março, dia da mulher.