Amigos do Fingidor

terça-feira, 31 de março de 2009

Quarta Literária: 100 anos de Mário Ypiranga Monteiro
Mário Ypiranga Monteiro (23/01/1909-09/07/2004).

No seu décimo primeiro ano de atividades e realizada sempre na primeira quarta-feira de cada mês, a Quarta Literária do mês de abril comemora, no próximo dia 1º, o centenário do historiador Mário Ypiranga Monteiro. A palestra em sua homenagem será ministrada pelo escritor Francisco Gomes da Silva.

O objetivo da Quarta Literária é, por meio da troca de experiências e leituras, formar novos leitores. Após as discussões há sorteio de livros e é servido o Chá Poético. O evento tem início às 18h30, no Espaço Cultural Valer, altos da Livraria Valer, situado na Rua Ramos Ferreira, 1195, Centro. A entrada é franca!

Com o tema Mário Ypiranga Monteiro – Um historiador e seu tempo, Francisco Gomes fará um histórico do trabalho notável que o professor Mário Ypiranga Monteiro realizou no Estado, especialmente traduzindo em estudos críticos a história de Manaus, seus monumentos e suas datas mais significativas. Após essas colocações, Francisco Gomes espera estabelecer um debate sobre algumas inquietações a respeito da história do Amazonas. Para ele, há alguns erros que vêm sendo repetidos há mais de 200 anos, como, por exemplo, relatos sobre as viagens dos missionários aos confins do Rio Tarumã. Estarão presentes ao evento a família e amigos de Mário Ypiranga Monteiro, para prestar-lhe homenagens.

O palestrante
Francisco Gomes da Silva é advogado, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Amazonas e da Academia Amazonense de Letras. Em 1965 lançou, aos 19 anos, o livro Itacoatiara: Roteiro de uma Cidade. Mais tarde publicou inúmeras obras, dentre elas: Cronografia de Itacoatiara, volumes 1 e 2; Administrações municipais; Presença do Poder Judiciário no Município de Itacoatiara e Pedro Gomes, meu pai, uma obra sobre a genealogia de sua família.

Mário Ypiranga Monteiro – Um historiador e seu tempo
Em Manaus, no dia 23 de janeiro de 1909, nasceu Mário Ypiranga Monteiro. Em 1927 começou suas atividades literárias como poeta e contista. Era Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Amazonas. Firmou sua reputação como professor, historiador e jornalista. Com mais de 200 obras publicadas, tornou-se referência como pesquisador apaixonado pela terra em que nasceu e viveu até os 95 anos. Foi casado durante 66 anos com Ana dos Anjos Monteiro, com quem teve quatro filhos. Pertenceu a inúmeras instituições culturais, destacando-se a Academia Amazonense de Letras, da qual chegou a ser presidente. Profundo conhecedor das manifestações folclóricas regionais, possui diversas obras no campo do folclore, da história e dos estudos literários.