Amigos do Fingidor

quinta-feira, 26 de março de 2009

A musa de Jerusalém, de Max Carphentier

O romance A Musa de Jerusalém é uma releitura da saga de Cristo, descrita sob a perspectiva de uma mulher que testemunhou esses acontecimentos e, em sonhos e inspiração, partilhou-os com o narrador.

Max Carphentier firma sua reputação como ficcionista com a publicação de A Musa de Jerusalém, oferecendo um momento renovador ao romance histórico em língua portuguesa. Este livro é revelador de certos aspectos da vida de Jesus, sua pregação e valores éticos.

Para o autor, a figura da musa existe em toda literatura. Às vezes, vem disfarçada de paisagem, mas sempre existe esse sinal humano e visível da inspiração do alto, que pode configurar-se numa mulher, num ideal, num tema. É por meio dessa configuração que passa a inspiração do alto. Carphentier criou, então, sua Musa para conduzi-lo por entre as paisagens bíblicas. Originada de um movimento de fuga na direção de Deus, ela carrega um pouco dos anseios e as interrogações de todos aqueles que foram tocados pelos Evangelhos.

O autor

Membro da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, Max Carphentier é poeta e ficcionista. Vinculou-se ao movimento Clube da Madrugada em uma época em que havia uma espécie de disputa sobre quem se atualizava mais quanto às obras que estavam sendo publicadas no sul do país, bem como sobre a discussão de temas literários. Max foi considerado “verde” porque tinha 18 anos ao aproximar-se dos mais antigos. Portanto, teve de estudar muito, por exigência dos seus companheiros mais adiantados. E isso lhe valeu como um curso intensivo de literatura.

Estreou, em 1975, com a publicação do livro de poemas surrealistas Quarta Esfera. A repercussão foi a melhor possível, a ponto de, no lançamento, sob o Mulateiro da Praça da Polícia, haver comparecido o governador Enoch Reis, entre as autoridades do mundo cultural e político. Na época, o Clube da Madrugada estava em plena efervescência.

Carphentier busca, pela linguagem, resgatar o sentido do sagrado. Seu discurso possui intensa carga subjetiva, cheio de ressonâncias místicas, com forte conotação cristã. Seu segundo livro, Sermão da Selva, foi publicado em 1979. A obra inaugura, para o autor, a concretização da linguagem espiritualista com a qual vem enveredando insistentemente na literatura, juntando, como pano de fundo, a exaltação à natureza amazônica. Sua produção ficcional tem como momento marcante a publicação, em 1993, da novela Nosso Senhor das Águas. Tem outros títulos de poesia, conto, romance e discursos acadêmicos.
Outras informações

Título: A Musa de Jerusalém – Romance histórico da vida de JesusAutor: Max Carphentier
Páginas: 322
Preço: R$ 48,00
Data: 28 de março de 2009 (sábado)
Horário: 10:00h
Local: Livraria Valer – Rua Ramos Ferreira, 1195 – Centro
Contatos: 3635-1324