Amigos do Fingidor

quinta-feira, 19 de março de 2009

Terezinha Morango – a cinderela amazônica
Terezinha Morango, nascida em São Paulo de Olivença, foi Miss Brasil 1957 e vice-Miss Universo no mesmo ano.

Quando Terezinha nasceu para o mundo, um Zemaria nasceu para a vida. Seu nome, sua fama e, sobretudo, sua beleza acompanharam-me a adolescência. Um Zemaria adolescente a lembrar de tempos que não viveu, visões que não teve, sonhos que não sonhou. Terezinha é o ícone de um tempo em que a beleza era fundamental. Eu não amaria Terezinha. Terezinha me dá medo. Eu amo Terezinha. Lembrança, memória, delírio. Quando Carminé me falou do projeto, apoiei de pronto. Terezinha é lenda. Terezinha é mito. A história não pode esquecer Terezinha. Mas Carminé não escreveu a história de Terezinha. A história é uma senhora muito aborrecida. Escreveu, sim, sobre o mito – a força primordial que é Terezinha. Desde sempre. Para sempre.

(Zemaria Pinto, para o livro Terezinha Morango – a cinderela amazônica, de Demosthenes Carminé)