Amigos do Fingidor

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Fundamentos da cultura brasileira – 3ª edição


No próximo sábado, 12 de setembro, às 10h00, na Livraria Valer, será lançada a 3ª edição do livro Fundamentos da Cultura Brasileira, de Cleber Sanches, livro que suscita uma série de questionamentos sobre a formação e desenvolvimento do processo cultural brasileiro. Trata-se de um esboço em que o autor descreve as relações do homem com a natureza e sua transformação – culminando no surgimento do mundo cultural.

O livro é um roteiro de leitura sobre os aspectos conceituais e temáticos que fundamentam os estudos sobre as manifestações características das diversas regiões do país. Apresenta um panorama histórico do contato e integração entre as diversas etnias que formaram a sociedade brasileira. A obra surgiu da experiência docente do autor, que, depois de alguns anos ministrando aulas de cultura brasileira, e sempre sendo cobrado pelos alunos sobre os livros a serem adotados para a matéria, concluía que não havia um livro que tratasse do assunto com a sequência desejada.

Sanches apresenta um painel das principais manifestações culturais do país – destacando as obras e os autores mais representativos na literatura, no teatro, na música, nas artes plásticas e na dança. Ressalta a importância do folclore e registra as festas, rituais e ritmos mais significativos da cultura brasileira. Destaca ainda a influência dos meios de comunicação de massa sobre o comportamento e a consciência dos atores sociais. Ao tratar da formação espiritual do povo brasileiro, o autor enfoca o papel pedagógico da Igreja Católica, em especial o trabalho desenvolvido pelos jesuítas junto aos povos nativos que habitavam o território conquistado pelos portugueses.

O trabalho é uma introdução aos temas culturais que fundaram nosso processo histórico, tentando preencher uma lacuna ao induzir o leitor, estudante ou não, à reflexão e ao debate sobre quem somos nós verdadeiramente.

O AutorCleber Sanches nasceu no Rio de Janeiro em 1962 e, desde 1989, radicou-se em Manaus. É roteirista, radialista e membro do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Sanches tem no teatro e no cinema o sentido de sua vida como artista. Além de criador, destaca-se como diretor e produtor de diversos trabalhos, como a minissérie Amazonas, a lenda e O Auto do Boi-Bumbá. Como escritor, tem diversos livros publicados: Momento literário (1985); Trajetória negra (1986); Ecossistema (1988); Garimpo (1991); Momentos esparsos (1993); Beco do inferno (1994); Fundamentos da cultura brasileira (1999). Entre os diversos trabalhos realizados no teatro e na televisão, merecem destaque: O mendigo (1986); A prisão (1986); O casamento (1986); Trajetória negra (1988); Beco do inferno (1989); Uma difícil tarefa (1992); Bar baré (1993-1994); Amazonas, a lenda (1999); O Auto do Boi-Bumbá (2001) e Cortina de vidro (2001).