Amigos do Fingidor

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Manaus liberta!
Marco Adolfs

Manaus é quase uma feira a céu aberto. É só reparar. Reparem na avenida Eduardo Ribeiro e ruas adjacentes. Como tem gente vendendo de tudo ali. Como se estivessem em uma grande feira ao ar livre. É vendedor de churrasco, de café com leite e até de frutas regionais. E muito mais ainda é vendido nessas nossas ruas públicas que se tornaram privadas. Mas, agora, que Manaus foi escolhida para ser uma das capitais da Copa do Mundo de 2014, acredito que nossos administradores devam proporcionar a ela uma nova aparência.

Estão construindo um novo teatro de espetáculos: o tal estádio de futebol de dimensões arrojadas. Dizem também que teremos, finalmente, o tal metrô de superfície, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). E dizem ainda que o aeroporto Eduardo Gomes será ampliado, com a rede hoteleira sendo redimensionada.

Mas, além do Teatro Amazonas, o que temos de bonito hoje na cidade? O Largo de São Sebastião, que por sinal já precisa de mais um pouco de melhorias, com a instalação de novos bares e restaurantes, além de iluminação adequada; temos ainda a combalida Ponta Negra e a bucólica Praça Heliodoro Balbi, com seu “palacete”. Ah! Sim..., e o antigo Paço e as ruínas do Mercado Adolpho Lisboa. Fora essas situações, podemos desviar o olhar para o lindo horizonte do rio ao largo.

Tudo isso é ótimo, mas a cidade precisa de um mais acelerado cuidado para se tornar mais “apresentável” aos nossos visitantes que virão com a bola cheia.

Aqui vão algumas sugestões.

Transformem a avenida Eduardo Ribeiro em um grande passeio público, vindo diretamente da Praça do Congresso, remanejando os vendedores ambulantes para outro lugar. Criem um Largo da Matriz, em frente ao Porto e Matriz e façam a Orla Fluvial existir como uma via expressa (para os carros e ônibus, afastados do centro) unindo os bairros de São Raimundo e Educandos, proporcionando assim um campo visual mais aberto em direção ao rio Negro. Finalmente – se sobrar dinheiro –, construam uma estátua gigantesca do nosso herói Ajuricaba, na ilha do Marapatá. Seria a nossa Estátua da Liberdade figurativa. De uma Manaus finalmente liberta.
.
O resto é torcer pela seleção brasileira.