Amigos do Fingidor

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Zona Franca de Manaus – Condicionantes do Futuro*


Na busca por uma definição de cenários sobre a Zona Franca de Manaus e de fatores que condicionariam esse futuro, Ronaldo Bomfim e Lissandro Botelho lançam o livro Zona Franca de Manaus – Condicionantes do Futuro, pela Editora Valer, na manhã deste sábado, 26/09, a partir das 10:00h, na Livraria Valer.

O livro surgiu de um projeto elaborado para as entidades empresariais do Amazonas sobre fatores que podem afetar as empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM). Com base nesse estudo, os autores desenvolveram seus argumentos e formataram as idéias que embasaram a obra. Ronaldo Bomfim e Lissandro Botelho empreenderam uma das mais consistentes reflexões sobre o processo de desenvolvimento regional contemporâneo, com ênfase no Pólo Industrial de Manaus.

Com sólida formação teórica e amplo conhecimento dos fundamentos que engendraram a criação da Zona Franca de Manaus, os autores apresentam um painel crítico e desmistificador sobre a realidade dessa experiência econômica. Não o fazem de forma isolada, mas situando-a no contexto histórico Amazônico, ao mesmo tempo em que detalham os fatores que asseguraram a continuidade e a competitividade desse modelo econômico.

Zona Franca de Manaus – Condicionantes do Futuro é um ensaio de leitura obrigatória, não só pelos estudiosos dos processos econômicos, mas também pelos planejadores públicos, legisladores, intelectuais e cidadãos preocupados com o futuro da Amazônia.

As reflexões de Ronaldo Bomfim e Lissandro Botelho são esclarecedoras. Têm um caráter de diagnóstico de uma realidade econômica determinada, ao mesmo tempo em que oferecem subsídios para fazer avançar e aprimorar os processos do modelo analisado.

Os Autores

Ronaldo Bomfim é amazonense, formado em Economia pela UFAM, com M.B.A. em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Vanderbilt, nos EUA. Foi professor da UFAM no curso de Economia. Para Ronaldo, o livro resultou da busca pela qualificação, cada vez mais essencial em nosso mundo contemporâneo. "Precisamos ter um diagnóstico realista, que expresse os problemas que estão vindo pela frente. Fica patente a importância da qualificação como um fator-chave para o verdadeiro desenvolvimento econômico”, afirma.

Lissandro Botelho é formado em Economia pela UFAM, em Administração pela UEA, com mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA, da Universidade Federal do Pará. Segundo Lissandro, entre as abordagens está a de que o Norte tem uma média educacional baixa. “Por isso, muitas vezes engenheiros de outras partes do País são chamados para trabalhar aqui”, disse.

*Republicado por conter erros de informação.