Amigos do Fingidor

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

.
Resultado da Assembleia Estadual Setorial do Livro, Leitura e Literatura do Amazonas

De costas, ao centro, Tenório Telles dirige os trabalhos, sob o olhar atento, de frente, dos poetas Thiago de Mello, à esquerda, e Elson Farias, à direita.

O Estado do Amazonas já tem seus representantes para a PRÉ-CONFERÊNCIA SETORIAL DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA. Os eleitos, representantes das cadeias que representam o setor: Produtiva (editor e livreiro Isaac Maciel); Segmento Criativo do Livro (escritor Wilson Nogueira); e Mediadora de Leitura (bibliotecária Ana Castelo), representarão o Estado na Pré-Conferência Nacional do Setor, que ocorrerá em Brasília, nos dias 26 a 28 de fevereiro, onde apresentarão as propostas e sugestões dos segmentos do livro, leitura e literatura do Amazonas.

Organizada pela Câmara Amazonense do Livro e Leitura – CALL, o Conselho Municipal de Cultura, Associação Amazonense de Leitura – Amaler e o Comitê Gestor do FLIFLORESTA – Festival Literário Internacional da Floresta, a ASSEMBLEIA ESTADUAL SETORIAL DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA contou com a participação de entidades, instituições e empresas representativas dos diversos segmentos do livro e leitura, como o Inpa, Academia de Letras Ciências e Artes, Clube Literário do Amazonas, Associação Amazonense dos Escritores, Sesc, Seduc, Uea, Instituto Memorial Parintins, Universidade Federal do Amazonas, Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, bem como do setor livreiro e editorial: Valer, Vozes, Saraiva, Paulinas, além de escritores, professores e historiadores.

Entre as propostas aprovadas, destacam-se: a 1. “Criação de Banco de Dados sobre as Manifestações Culturais Nacionais, com o Registro do Patrimônio Imaterial do País e, ao mesmo, Criando Mecanismo de Acessibilidade para que a População Tenha Acesso aos Bens Culturais”; 2. “Formulação de Política Cultural Municipal, Assegurada em Orçamento, com Ênfase na Promoção do Livro e Leitura e Cumprimento das Metas Estabelecidas”; 3. “Formulação de Programas, Financiamento, e Ações Econômicas para Promover a Cadeia Produtiva da Cultura”; 4. “Estímulo e Apoio às Iniciativas Econômicas e Projetos de Cunho Cultural, Incluindo-se a Isenção Tributária e as Peculiaridades do Segmento da Economia Criativa”; 5. “Fortalecer a Participação da Sociedade na Gestão e Acompanhamento dos Projetos, Programas e Ações Culturais Desenvolvidos em Âmbito Governamental, Mediante a Criação de Conselhos Gestores da Cultura”.

A pauta da ASSEMBLÉIA contemplou ainda a discussão sobre o Plano Nacional do Livro, Leitura e Literatura, que resultou no endosso do Plano e sugestão de aprofundamento de suas propostas e fundamentos em relação à questão do Livro e da Leitura, com ênfase na necessidade de aprimorar e criar novos mecanismos que promovam o acesso da sociedade à Leitura, ao Livro e à produção literária em geral. Foi votado pela plenária o PROJETO UMA BIBLIOTECA EM CADA MUNICÍPIO, que objetiva zerar no Amazonas os municípios sem bibliotecas, por meio da articulação com prefeituras e sensibilização dos representantes do poder público estadual. As discussões se encerraram com a eleição dos delegados (e suplentes) que representarão o Amazonas na Pré-Conferência em Brasília:

Cadeia Produtiva: Isaac Maciel – Suplente: Delta Paula Melo;
Segmento Criativo do Livro: Wilson Nogueira – Suplente: Ana Peixoto;
Mediadora de Leitura: Ana Castelo – Suplente: Socorro Gomes.