Amigos do Fingidor

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Sob a concha da panacarica – estudo 4/8


Zemaria Pinto

 

3 – Contos com declaração inicial

 

Apresentando características tradicionais dessa modalidade narrativa, relacionamos, aqui, dois contos que têm uma declaração, uma exposição introdutória, que corresponde ao motivo do conto, uma explicação necessária que atrai o leitor para o desenvolvimento da narrativa. O foco narrativo é em 3a pessoa.

A feia – A apresentação é feita pelo narrador, que conversa com o leitor sobre as estrelas de ficção, quase sempre belas e elegantes. Após essa introdução, conta-nos a história de Maria, a feia. César, galã de plantão, é cobiçado por todas as moças do lugar, sendo, também, objeto de desejo da feia. O moço adoece, as pretendentes e até a namorada da vez, Zilma, desaparecem. Somente Maria cuida, juntamente com a empregada Izabel, do enfermo. Ao sarar, o jovem é prestigiado com uma festa, na qual, para surpresa geral, pede a feia em casamento.

Por vezes, o narrador demonstra afeição pela feia, chamando-a de Mariinha. Tal afeição, também, é demonstrada pelo final feliz da personagem.

Quando as árvores falavam... – O narrador apresenta o título, comentando conosco que

 

Agora, queremos abordar, apenas, a questão da comunicação entre as árvores.

 

Em seguida, conta-nos o relato atribuído ao ermitão Antíquos, que entendia a linguagem das árvores: um triângulo amoroso entre castanheiras. Árvore nova prometida ao velho castanheiro prefere outro castanheiro mais jovem, que a deflora; o velho, porém, como vingança, fecunda-a através de abelhas que carregam seu pólen, depositando-o na jovem.

Não fosse o conteúdo pouco convencional, digamos erótico, o conto tomaria feição de inocente história infantil, muito distante de nós: “era uma vez, no tempo em que as árvores falavam...” 

 

4 – Conto com foco narrativo em 1ª pessoa

 

Neste quarto bloco, relacionamos o conto intitulado Curiós, único em todo o livro com narrador em 1ª pessoa.

Curiós – O narrador testemunha o amor entre curiós, o canto maravilhoso do macho, a dedicação da fêmea:

 

Vi-o, pela primeira vez, numa manhã de sol brilhante, quando adentrei a capoeira para colher maracujás...

 

O macho é capturado e é com enorme sofrimento que a fêmea cuida dos filhotes:

 

Dava pena vê-la, saltitante, sempre piando uns piados langorosos, feitos de saudades, enquanto apanhava sementes para os filhotes.

 

Consumida pela tristeza, a ave morre. O macho consegue fugir de seu cativeiro e busca por sua companheira, mas

 

Num dado momento, cortou o seu belo canto pelo meio. E caiu. Corri a acudi-lo: estava morto. Um filete de sangue escorria-lhe do bico, manchando de vermelho as penas da pardinha, espalhadas pelo chão.