Amigos do Fingidor

terça-feira, 9 de março de 2010

Amazônia de Euclides – viagem de volta a um paraíso perdido

A Livraria Valer lançará, no próximo sábado, 13 de março, o livro Amazônia de Euclides – viagem de volta a um paraíso perdido, do jornalista e escritor Daniel Piza. O lançamento ocorrerá às 13 horas, do sábado, dia 13, na Livraria Valer, situada na Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro. O evento é aberto para a comunidade. Piza dedica-se ao jornalismo, é professor e editor-executivo do Jornal Estado de São Paulo.

Em Amazônia de Euclides, o jornalista Daniel Piza refaz a viagem realizada por Euclides da Cunha (1866-1909) no ano de 1905 – quando foi designado para liderar a comitiva mista brasileiro-peruana de reconhecimento do Alto Purus – e faz uma leitura comparativa da época com a realidade do local hoje. Além de realizar um detalhado levantamento daquele rio, Euclides também fez uma importante análise histórica, social e geográfica do extremo oeste da Amazônia. Tal viagem permitiu que o escritor fosse o primeiro a fazer uma leitura da “sociedade seringueira”, denunciando a exploração a que era submetida. E, em 2009, ano marcado também pelo centenário de morte do escritor de Os Sertões, Piza – juntamente com o fotógrafo Tiago Queiroz – cruzou o rio Purus e repetiu o trecho final do trajeto do autor, com a finalidade de contemplar e eleger os pontos que tiveram relevância dentro do itinerário euclidiano.

Dentro da reconstituição atual, o autor contempla os pontos mencionados por Euclides da Cunha, e elege os que realmente foram relevantes para assinalar diferenças e semelhanças importantes na paisagem física, social e econômica entre a Amazônia de 1905 e a atual. Estagnação econômica, o advento da religião evangélica e a volta dos índios kaxinawá e kulina (que, na época de Euclides, se embrenharam na floresta, para fugir dos caucheiros e donos de seringais) estão entre as principais relevâncias percebidas por Piza, 104 anos após o percurso de Euclides:

“A geografia física não mudou muito, pois se trata de uma das regiões mais preservadas e menos habitadas da Amazônia, porém, a geografia humana se transformou totalmente”, diz Daniel Piza. “Euclides viu dezenas de seringais ocupados por caboclos nordestinos. Nós vimos povoados com ex-seringueiros, hoje vivendo de plantar, pescar e caçar e, sobretudo, aldeias indígenas, que vivem do mesmo modo. No entanto, o clima de abandono – por parte do poder público – e de um lugar ainda em formação, onde a natureza é cambiante e surpreendente, continua o mesmo. Aquelas pessoas seguem vivendo com pouca higiene e saúde, à base do escambo do que plantam ou criam, e com uma escolaridade baixa e irregular”, completa.

Com 192 páginas, o livro amplia e adensa a matéria especial publicada em 5 de abril de 2009, no jornal O Estado de São Paulo. A reportagem integra o projeto multimídia com textos e fotos enviados ao jornal e blog, bem como boletins e programas de rádio, além de um documentário – exibido pela TV Cultura em agosto de 2009.

Amazônia de Euclides conta também com os ensaios amazônicos, compostos por três artigos escritos por Euclides da Cunha e publicados, no ano de 1904, pelo jornal O Estado de São Paulo. Neles (“Conflito Inevitável”, “Contra os Caucheiros” e “Entre o Madeira e o Javari”), o escritor fundamenta a urgência e a importância da expedição à fronteira com o Peru. Tais textos foram escritos antes mesmo de Euclides ter a confirmação, por parte do barão do Rio Branco (então organizador das comissões demarcadoras dos limites brasileiros), de que seria membro integrante da comitiva que percorreria o Alto Purus. Euclides da Cunha não chegou a escrever um livro sobre a Amazônia, mas seus estudos, após os trabalhos da comissão de reconhecimento, formam um dos conjuntos mais expressivos sobre a região – pouco depois da morte do escritor, tais estudos foram reunidos no livro À Margem da História.

Através de entrevistas e fotografias, o leitor tem a oportunidade de se aproximar um pouco mais da cultura e da realidade histórica de uma das regiões mais afastadas dos grandes centros do país. Interessados pelos dramas e diversidades da nação, problemas históricos que enfrentam e às vezes fingem não enfrentar, pelas questões da Amazônia e o dilema entre conhecê-la e explorá-la, além de uma aproximação com os habitantes que lá vivem, terão bastante material para reflexão. Leitores de longas reportagens, de narrativas de não-ficção e amantes de Euclides da Cunha, um dos maiores escritores do Brasil, também fazem parte do público alvo do livro.

Sobre o autor

Daniel Piza nasceu em São Paulo em 1970 e estudou Direito no Largo de São Francisco (USP). Começou sua carreira de jornalista em O Estado de S. Paulo (1991-92), onde foi repórter do Caderno 2 e editor-assistente do Cultura. Também trabalhou na Folha de S. Paulo (1992-95), como repórter e editor-assistente da Ilustrada, onde cobriu especialmente as áreas de livros e artes visuais. Foi editor e colunista do caderno Fim de Semana da Gazeta Mercantil (1995-2000). Em maio de 2000, retornou ao Estado como editor-executivo e colunista cultural; desde 2004 assina também uma coluna sobre futebol. Colabora com a revista Continente Multicultural, entre outras, e é comentarista da rádio Eldorado. Traduziu oito títulos, de autores como Herman Melville e Henry James, e organizou seis outros, nas áreas de jornalismo cultural e literatura brasileira. Escreveu 16 livros, entre eles Jornalismo Cultural (2003), a biografia Machado de Assis – Um Gênio Brasileiro (2005) e Aforismos sem Juízo (2008). Fez também os roteiros dos documentários São Paulo - Retratos do Mundo e Um Paraíso Perdido - Amazônia de Euclides.

Sobre o fotógrafo

Jornalista formado pela PUC de São Paulo, Tiago Queiroz desde o início do curso se apaixonou por fotografia. Gosta de descobrir histórias e personagens curiosos da cidade. Trabalha no jornal O Estado de S. Paulo desde 2002. Concorreu a alguns prêmios de fotografia: foi finalista do Prêmio Ethos de Jornalismo e vencedor do Prêmio Abraciclo de Jornalismo, do Prêmio Olhar Solidário e do Prêmio Estado de Jornalismo, este último pela série de fotos Amazônia de Euclides.

LANÇAMENTO:


Data: 13 de março de 2010 (sábado)

Local: Livraria Valer (Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro)

Horário: 13 horas

Título: Amazônia de Euclides – viagem de volta a um paraíso perdido

Autor: Daniel Piza

Nº de páginas: 192

Preço: R$ 39,90