Amigos do Fingidor

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O gramofone encantado


Pedro Lindoso
 
 
Lucília era uma senhora solteira. No nordeste seria considerada uma típica vitalina. Procuradora aposentada, vivia num confortável apartamento, cheio de recordações de viagens, retratos dos pais, já falecidos, irmãos que moram distante, sobrinhos espalhados pelo mundo.

Numa de suas últimas viagens, por países andinos, comprou um gramofone, numa feira de antiguidades. Junto com o antiquíssimo aparelho vinha um conjunto de discos antigos, compatíveis com o tal. Uma pitoresca coleção de valsas, todas exclusivamente de Johann Strauss. Nascido em Viena, na Áustria, Strauss é um dos ícones do Romantismo. Compôs centenas de valsas, além de operetas, polcas e marchas. Ao chegar ao hotel, Lucília ouve em pleno hall, em alto e bom som, Sonhos de Juventude, valsa composta em 1846. Achou uma mera coincidência. Foi descansar. No meio da noite, acordou espantada, ao som da valsa Só se vive uma vez!

No dia seguinte, deveria tomar o avião de volta para casa. Espantou-se novamente. A valsa Choros de Despedida era tocada no aeroporto assim que terminou de fazer seu check in. Sentiu palpitações e naquele momento a valsa Accelerationen ecoava por todo o terminal, causando uma estranha sensação de euforia em Lucília.

Ao chegar em casa, desfez as malas, desembrulhou o gramofone, posicionando-o numa singela mesinha ao lado de uma querida chaise longue, que compunha sua vasta sala de estar. Embaixo da mesinha, colocou a coleção de discos de Strauss.

Foi dormir. Uma sucessão de valsas, agora vindas de sua sala, invadiam seu quarto, deixando-a perplexa e intrigada. Das Montanhas, de 1864; Mil e Uma Noites de 1871; e para terminar a noite, a valsa Em Casa, composta em 1873.

Pela manhã, encontrou um disco no gramofone. Era o disco daquelas valsas que havia escutado de seu quarto. Aquilo estava ficando sério e Lucília, católica fervorosa, sentia-se incapaz de lidar com aquela situação inusitada.

À noite seguinte, o misterioso tocar de valsas continuou. Vinho, Mulheres e Música, de 1869,  fez Lucília se lembrar de um antigo e impossível amor. Era o mês de dezembro, o Natal se aproxima e faz com que Lucília fique cada vez mais nostálgica. Contos dos Bosques de Viena, seguida de Vozes da Primavera, fez com que Lucília tivesse coragem de levantar-se e ir até a sala.

Pasmem. Um casal rodopiava pela sala de Lucília ao som de Sangue Vienense, composta por Strauss em 1873. Fez um esforço para ver se conhecia o casal. Inútil. Não eram estranhos a ela, mas não conseguia identificá-los. O casal ignorava Lucília, e em seguida dançaram Cuida de quem confias! e Adeus a S. Petersburgo. De súbito, o casal sumiu e o gramofone parou de tocar.

Naquele momento, Lucília decidiu que não ficaria com o gramofone em casa. Também não gostaria de entregá-lo a alguém conhecido que pudesse ser admoestado pelo tal gramofone encantado. Era época de Natal. Ninguém mereceria receber um presente tão perturbador.

O que fazer? Lembrou-se de Maria Tereza, sua amiga de infância que administra um asilo de velhinhos. Foi sincera com a amiga. Contou-lhe os mistérios que estavam por trás do gramofone. Que fizesse uma rifa. Destinando o dinheiro ao asilo, o que era uma boa causa, em especial nesta época natalina. Serviria para fazer uma ceia completa para os idosos ali esquecidos. Talvez uma ação de boa vontade pudesse exorcizar os mistérios do gramofone. E assim foi feito.

Maria Tereza ficou feliz com o presente, mas não acatou a sugestão da sua querida amiga Lucília. Colocou o gramofone no salão de festas do asilo. Daquele ano em diante, nas noites de réveillon, velhinhos deste mundo e de outros dançam valsas vienenses, sempre depois da meia-noite, saudando o ano que se inicia. A primeira valsa é sempre An der schönen blauen Donau, a famosíssima Danúbio Azul.

Alguns dançarinos preferem a Valsa do Imperador, outros se entusiasmam com a Valsa do Tesouro e outros com Vozes da Primavera. O réveillon acaba, invariavelmente, todos os anos, ao som da valsa Grande Viena.

E o asilo nunca mais foi o mesmo.