Amigos do Fingidor

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Os natais de Maranhão Sobrinho


Zemaria Pinto

 
Reza a lenda que Maranhão Sobrinho nasceu no dia 25 de dezembro de 1879, em Barra do Corda, no Maranhão, e morreu em Manaus no dia exato do seu aniversário de 36 anos – em 25 de dezembro de 1915. Esta segunda data, com a ajuda do pesquisador Roberto Mendonça, já a havíamos dada como certa, aqui no blog. Republiquemos a segunda via da certidão de óbito:


 
Agora, com a ajuda inestimável do poeta Kissyan Castro, conterrâneo de Maranhão Sobrinho, estabelecemos a verdade quanto à data do seu nascimento: o poeta de Papéis velhos... roídos pela traça do símbolo nasceu no dia 30 de dezembro de 1879, cinco dias após a data comumente registrada. Eis a cópia da certidão do poeta, recuperada em 1992, pelo pesquisador Galeno Edgar Brandes, publicada em seu livro Barra do Corda na história do Maranhão.
 
 

Kissyan mandou-me também uma cópia da página do livro original do Cartório em que Maranhão Sobrinho foi registrado, onde se lê tudo o que está no documento acima. Não a reproduzo porque está muito escura.

Místico, seria o próprio poeta o responsável por essa alteração na data de seu natalício?

Então fica assim: nas próximas edições sobre Maranhão Sobrinho, patrono da cadeira 7 da AAL, vamos respeitar a verdade histórica, conhecida, aliás, há vinte anos. Não vamos esquecê-la “em nome da tradição”, como fez a Academia Amazonense de Letras com sua data de fundação, ignorando minha pesquisa: leia a respeito clicando aqui.

 

Leia mais sobre Maranhão Sobrinho clicando aqui.