Amigos do Fingidor

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cidadão Kane - A vida de uma obra





 
É de uma simplificação atroz dizer que Cidadão Kane baseou-se na vida do magnata da imprensa marrom William Randolph Hearst, que moveu todo o seu arsenal de poder para destruir Welles. Hoje, quando já esquecemos quem foi Hearst ou Howard Hughes (outro que se ofendeu com a personagem), Charles Foster Kane é uma alegoria da selvageria capitalista, disfarçada sob o tênue véu da democracia norte-americana, ameaçada, no início dos anos 1940, de um lado, pelo nazismo, e de outro, pelo comunismo.
(Zemaria Pinto)



O projeto de extensão “A VIDA DE UMA OBRA:” é uma iniciativa de professores do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da UEA, vinculados igualmente aos cursos de graduação em Letras e Música, em parceria com a Academia Amazonense de Letras.

O objetivo do projeto é promover, no âmbito da sociedade local, a discussão sobre arte e cultura, ao mesmo tempo em que procura contribuir com a educação da sociedade manauara, referente ao aspecto estético e cultural, além de reforçar os laços entre o conhecimento acadêmico, sobretudo produzido pela pós-graduação, e o conhecimento da sociedade em geral.

Quando: dia 11 de dezembro de 2013, às 18h30min

Onde: Academia Amazonense de Letras, rua Ramos Ferreira, 1009, esquina com Tapajós – Centro

Tema: Cidadão Kane

Palestrantes: Zemaria Pinto e Berenice Carvalho



Orson Welles, vivendo Charles Foster Kane.