Amigos do Fingidor

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ano bissexto



Pedro Lucas Lindoso

2016. Ano bissexto. Olimpíadas no Rio de Janeiro.
O ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Quem me ensinou isso foi minha inesquecível professora de Geografia, dona Amélia Matsunaga.
Paulista, filha de japoneses, seus pais chegaram crianças no navio Kasato Maru, no Porto de Santos, em 1908. Foram parar numa colônia no interior de São Paulo. Dona Amélia nos contou que sempre quis entender porque no Japão era noite enquanto no Brasil era dia. O Planeta Terra deveria ser grande e misterioso. Queria estudar para compreender a Terra e seus fenômenos. Saiu da colônia, foi para a capital e formou-se em Estudos Sociais pela Universidade de São Paulo, com especialização em Geografia.
Mudou-se para Brasília, a nova capital do Brasil que estava sendo construída no Planalto Central. Era uma professora exigente, severa, mas muito dedicada e carinhosa com os alunos. Sempre carregava o globo terrestre e mapas, muitos mapas.
O movimento de rotação explicava porque era noite no Japão e dia no Brasil. A Terra gira em torno dela mesma em 24 horas. Temos o dia. Já a Terra demora 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos, para dar uma volta completa ao redor do Sol. É o movimento de translação que explica o ano-calendário de 365 dias solares. Sobram, portanto, aproximadamente 5h48m46 a cada ano trópico. As horas excedentes são somadas e adicionadas ao calendário na forma inteira de um dia (4 x 6h = 1 dia). Aí temos o ano bissexto a cada quatro anos e tem coincidido com as olimpíadas.
Muita gente sabe disso. Mas poucos sabem que existem os falsos bissextos. Seria ótimo se o ano realmente tivesse 365 dias e 6 horas. Mas esse valor arredondado é cerca de 11 minutos maior que o correto. A cada 400 anos, ficamos um dia à frente do calendário. A solução foi considerar os múltiplos de 100 como não bissextos (exceto os múltiplos de 400). Em 1900 não foi bissexto, mas já teve a segunda Olimpíada Moderna. Foi em Paris. Em 2.000 foi bissexto porque múltiplo de 400. As Olimpíadas foram em Sydney, muitos se lembram.

O próximo falso bissexto será em 2100. Daqui a mais de 80 anos. Quem sabe as Olimpíadas de 2100 não serão na grande metrópole localizada no pulmão da terra, a nossa querida Manaus? Será um falso bissexto, mas com certeza teremos as Olimpíadas.