Amigos do Fingidor

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O importante é brincar



                                                                                                        Tainá Vieira

Crianças adoram brincar com qualquer coisa que não sejam os seus brinquedos, por mais que espalhemos brinquedos pela casa toda, elas irão brincar com tudo, menos com os seus brinquedos.  Maria abre as portas do armário sob a pia e pega as panelas, chega a ser engraçado ver aquela miniatura de pessoa carregando as frigideiras, caçarolas e as tampas das panelas, o barulho é estridente, chego a ficar com dó dos vizinhos que moram embaixo no nosso apartamento, não sei se eles gostam do barulho, pelo menos nunca vieram reclamar, ou talvez, eles gostem, devem se lembrar dos filhos.  Não conheço esses vizinhos, nunca os vi, mas soube que é um casal de idosos, talvez estejam surdos.  Mas para evitar qualquer situação desagradável, não deixo que ela brinque muito com as panelas.
Outra brincadeira que a Maria gosta é retirar meus sapatos da sapateira. Todo santo dia ela faz isso e se diverte muito, quando me distraio uns segundos, lá estão os meus sapatos pela casa toda.  Geralmente as meninas pegam os sapatos da mãe e tentam calçá-los, mas a Maria não, ela pega os sapatos que estão lá, todos arrumados e os espalha pela casa. Se bem que ela ainda é muito bebê para querer calçá-los.  Ela já entende alguns comandos e os obedece, eu peço a ela que coloque os sapatos de volta no lugar e assim ela faz. São as panelas, os sapatos, as fraldas que ficam arrumadas na gaveta, tudo é jogado, espalhado pela casa. Sei que está dando a impressão de uma casa em completa desordem, mas não é assim, Maria bagunça e arruma tudo depois.  E casa bagunçada significa criança feliz.
Maria gosta de tintas, lápis de cor e batons... Quando ela tinha oito meses comprei umas tintas não tóxicas para ela pintar. Na verdade, era mais eu que queria registrar a marca de suas mãozinhas e de seus pezinhos. Coisa de mãe. Após o seu primeiro aniversário, comprei uma caixa de giz de cera, “o meu primeiro giz de cera”. Pintava para ela ver, a partir daí, Maria se interessou pelas cores, começou a esfregar o giz de cera no papel, e também passou a pedir para brincar com a tinta. Teve um dia que quase desfaleci ao ver Maria, me distrair uns segundos e quando olhei para ela a vejo toda riscada com tinta de caneta. Sei que é muito perigoso, temos que ter muito cuidado com caneta e lápis, as crianças podem se machucar, por isso fiquei muito nervosa, escondi todas as canetas e lápis da casa e deixei à vista de Maria apenas a caixa de giz de cera e as tintas. Outro dia, pasmem vocês, ela subiu na cadeira que fica perto da estante de livros e que também uso como escrivaninha sobre a qual estava uma bolsa minha e pegou um batom, e pintou as pálpebras. Maria não passou o batom nos lábios e nem em outra parte do corpo, ela apenas pintou as pálpebras de seus olhos, como ela é branquinha, os cabelos pretinhos, ela ficou parecendo uma boneca japonesa ou chinesa. Ela ficou em frente ao espelho se admirando e rindo.  Maria ama se pintar, adora cores.
Outra brincadeira bem divertida que sempre brincamos é de esconder, na verdade é de achar a Maria. Só ela se esconde. Ela fica atrás da cortina da sala e chama por mim, então eu pergunto, cadê a Maria? E ela sai de lá e diz: achou e cai na gargalhada.  Maria ama essa brincadeira e brinca disso em todos os lugares que vamos e têm cortina. Os lençóis também servem para ela se esconder, brincamos antes de dormir, aliás, fazemos inúmeras coisas antes de dormir, lemos, cantamos, brincamos de achar a Maria, ou simplesmente olhamos as estrelas no teto do quarto de Maria. Sim há estrelas no teto do quarto dela, de brincadeira, claro, mas o brinquedo que produz as cores das estrelas no teto é bem legal. Maria não faz parte daquele grupo de crianças quem têm o quarto cheio daqueles brinquedos que mais parecem robôs e custam mais que um salário mínimo, ela tem apenas o que precisa para brincar. Ela tem algumas bonecas, um caixa encaixa, tem outros brinquedinhos e livros.  Na verdade, a brincadeira que Maria mais gosta é sair correndo sobre a grama, ela corre muito na área verde do condomínio, corre até ficar muito cansada e pede para ir para casa, toma banho, janta e vai ler... Até adormecer. Dorme feliz, porque o importante é brincar.