Amigos do Fingidor

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Plante jerimum



Pedro Lucas Lindoso

No final de outubro houve muitas festas de Halloween na cidade. A decoração predominante foi as cabeças de jerimum Jack-o-lantern, o Jack da lanterna, do folclore americano. As cabeças de abóboras iluminadas têm origem na Irlanda. Retrata a lenda do Jack, um alcóolatra malandro que tenta enganar o diabo diversas vezes. Ao morrer é preterido no Céu. Assim fica vagando e assustando as pessoas. É o personagem principal do Halloween, depois de vampiros e bruxas.
Jerimum, abóbora ou moranga, como a macaxeira e a batata doce são fontes importantes de amido, sendo, portanto, de saudável valor nutritivo. Na nossa região o jerimum é muito apreciado. Muito mais como comida do que como enfeite de dia das bruxas.
De fato, o jerimum é encontrado com frequência na mesa de todos os brasileiros. Principalmente no norte e nordeste. Aqui no Amazonas, o jerimum é ingrediente fundamental no feijão do dia a dia, junto com outras verduras e leguminosas.
Rico em vitamina A, o jerimum é capaz de diminuir os sinais da menopausa e TPM, reduz as taxas do colesterol além de muitos outros benefícios, me informa um conhecido geriatra amazonense.
O Rio Grande do Norte é o estado da federação em que o jerimum é mais prestigiado. Além de potiguar, quem nasce especificamente em Natal é chamado de papa jerimum. Um famoso político amazonense oriundo de lá é conhecido aqui como buchada de bode. Acho um desrespeito aos bodes. O homem é papa jerimum, minha gente!
Há uma migração crescente de papa jerimuns vindos de Natal para Manaus. Especialmente no âmbito da Petrobras. Com a diminuição da produção de petróleo por lá, e o aumento gradativo de nossa produção local, os papa jerimuns estão se transferindo de Natal para Manaus.
Meu amigo Chaguinhas acaba de adquirir terras no Município de Presidente Figueiredo. Quer se aventurar no setor primário. Perguntou-me se eu teria alguma sugestão sobre que produto deveria plantar.
Não tive dúvidas. Depois de tanto jerimum usado no Halloween e a vinda de tantos natalenses ultimamente para cá, eu fui logo aconselhando:
Plante jerimum.