Amigos do Fingidor

terça-feira, 9 de junho de 2009

As Nuvens de Machu Pichu – III (conclusão)
Marco Adolfs
.
Terraços para plantação.

Chegamos a Machu Pichu sob uma chuva fina. Envolvidos por capas e grossos casacos de frio. Entramos em uma fila de turistas ansiosos e ao mesmo tempo resignados. O importante seria visualizar Machu Pichu em qualquer condição. Bingham, o “descobridor” americano das ruínas “abandonadas” de Machu Pichu, também estava envolvido em nuvens, não só como as nossas, mas de dúvidas sobre a visualização das ruínas incaicas que procurava. Na verdade ele não procurava por Machu Pichu, e sim buscava uma capital, com templos, sepulturas e outras edificações. Passou por várias ruínas: Salapuncu, Torontoy, Ollantaytambo e quando chegou à cidade de Mandorpampa, falou com um camponês que disse, apontando para o alto de uma montanha, que “ali atrás ficava Machupijchu, que significa “Topo Antigo”.

A subida de Bingham e sua equipe se deu no dia 24 de junho de 1911 e quando ele chegou às proximidades das tais ruínas camponeses lhes ofereceram água e ficaram a maior parte do tempo em conversas fiadas, desconfiados e inseguros daquela expedição. Conversa vai, conversa vem, Bingham ficou sabendo que as duas famílias que ali moravam estavam plantando batatas e legumes (nos patamares incas!), com o único intuito de fugir do controle fiscal do governo. Enquanto Bingham conversava com os relutantes camponeses, um menino de seus dez anos aproximados observava tudo e arquitetava um plano. Quando Bingham ainda pensava em uma outra estratégia de abordagem, o menino então o puxou por uma das mãos.

Bingham se deixou levar por entre árvores e pedras até a encosta da montanha onde existia uma passagem natural que, quando foi afastada pelos braços do americano, revelou uma imagem com estruturas arquitetônicas incas envolvidas por plantas e cipós. Não a visão limpa de Machu Pichu que hoje temos, mas apenas 30% de uma cidade misteriosa...

Quando finalmente passamos a entrada principal de Machu Pichu, a chuva havia estancado e as nuvens começavam a se dissipar. E o que vimos, mereceu cada dólar gasto para chegar até lá.

Ah!... Ia esquecendo... A cidade que Bingham procurava era uma tal de Vilcabamba la Vieja, o último lugar onde os incas moraram.

Detalhes.

Fotos: tem sempre alguém por perto pra tirar.