Amigos do Fingidor

sábado, 20 de junho de 2009

Literatura sendo arte, como todas as artes ela tem as suas sutilezas, os seus segredos, que não se revelam facilmente. Daí, para mim, a necessidade de esrever e reescrever, numa luta penosa para que o resultado final não saia muito diferente do que foi imaginado, já que uma superposição perfeita é inatingível. Por isso, eu acho que toda obra de arte, seja livro, pintura, escultura, sinfonia, é sempre uma derrota do autor, no sentido de que não é exatamente o que ele sonhara. Eu me dou por satisfeito quando finalmente reconheço a derrota.
(José J. Veiga*)
.
José J. Veiga (1915-1999) é autor, entre outros títulos, de Os cavalinhos de platiplanto, A hora dos ruminantes, A máquina extraviada e Sombras de reis barbudos.
.
*Depoimento concedido a Edla van Steen, para o livro Viver & Escrever.