Amigos do Fingidor

terça-feira, 23 de junho de 2009

O mito é o nada que é tudo
(homenagem aos 75 anos de Mensagem, de Fernando Pessoa)
.
Fernando Pessoa (1888-1935),
por Almada Negreiros (1893-1970).

Em comemoração aos 75 anos de publicação de Mensagem, do poeta português Fernando Pessoa, a Cátedra Amazonense de Estudos Literários da Universidade do Estado do Amazonas (CAEL), promove o encontro com o Prof. Dr. Maurício Matos, nos dias 29 e 30 de junho de 2009, das 14h às 18h.

O pesquisador é um dos mais conceituados estudiosos da poesia de Camões e de Pessoa no Brasil, tendo organizado, em parceria com Cleonice Berardinelli, com quem fez o pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a edição crítica (a partir das fontes primárias) do único livro publicado em vida pelo criador de Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.

A atividade, aberta a professores e alunos da UEA e demais Instituições de Ensino Superior sediadas em Manaus, confere declaração de extensão. Para solicitar sua inscrição, é preciso enviar email para cael.uea@gmail.com, informando o nome completo, a filiação institucional e telefones para contato. Será cobrada taxa única de cinco reais a fim de cobrir os custos com fotocópias e impressão de declarações. As aulas serão realizadas na Escola Normal Superior, à Av. Djalma Batista, 2470, ao lado do Amazonas Shopping. Importante: são apenas 30 vagas.

O professor Otávio Rios, destaca a importância de se trazer a Manaus pesquisadores da envergadura de Maurício Matos (UFRJ), “cuja produção bibliográfica e conhecimentos acerca da poesia de Luís de Camões e de Fernando Pessoa são conhecidos no meio acadêmico, nacional e internacionalmente”.