Amigos do Fingidor

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Manaus sob duas óticas: La Belle Vitrine e Manaus e Liverpool

A EDUA (Editora da Universidade Federal do Amazonas), a FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, co-financiadora de uma das obras), e o Museu Amazônico, convidam para o lançamento dos livros La Belle Vitrine, de Otoni Mesquita e Manaus e Liverpool, de David Pennington.

Onde: Museu Amazônico, rua Ramos Ferreira, Centro
Quando: 30 de outubro de 2009 (sexta-feira)
Horas: 19 horas


La Belle Vitrine. O mito de Manaus nunca foi explorado como no estudo deste livro de história da cidade. O Teatro Amazonas é apenas um dos marcos desse contexto, ao qual se juntaram novas ruas, novas praças e jardins, o projeto do Palácio dos Governadores, o Palácio da Justiça, o Instituto Benjamin Constant, bem como investimentos no porto de Manaus e nos serviços públicos de iluminação, de abastecimento de água, de comunicação, de transporte. Esse conjunto de intervenções urbanas e arquitetônicas constituíram La Belle Vitrine, a cidade da imagem embelezada.
.
.
Manaus e Liverpool. O livro aborda as relações comerciais e marítimas entre as duas cidades, Manaus e Liverpool, durante o ciclo da borracha. Foram pouco mais de meio século de relações comerciais, em que Manaus se tornou a capital mundial da borracha, com linhas marítimas que a ligavam aos maiores portos europeus. Faz uma prospecção minuciosa dessas relações comerciais, lançando luz sobre um terreno ainda cheio de hipóteses, suposições e fantasias, mostran que os interesses ingleses em Manaus eram amplos e diversificados, mas se evaporaram rapidamente, tão logo o monopólio do látex se esvaiu.