Amigos do Fingidor

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O alemão que subiu o rio
homenagem aos 85 anos da morte de Theodor Koch-Grünberg
.
Crianças macuxi, foto de Koch-Grünberg, 1911.
.
O antropólogo alemão Theodor Koch-Grünberg (1872-1924) veio para o Brasil em abril de 1903, enviado pelo Museu de Etnologia de Berlim para fazer pesquisas na região do rio Amazonas. Ele escolheu as áreas de fronteira entre o Brasil, a Colômbia e a Venezuela.

Em junho de 1903, a bordo do vapor Solimões, subiu o rio Negro e perambulou entre os vários povos do alto rio Negro, até dezembro de 1904, numa fantástica aventura.

Além de borboletas, plantas e amostras de pedras, Grünberg trouxe grande quantidade de material etnográfico, todo levado para o Museu, em Berlim, que patrocinara sua expedição. Uma coleção menor foi entregue ao Museu Goeldi, de Belém.
.
Meninos taurepang, foto de Koch-Grünberg, 1911.
.
Grünberg voltou à Amazônia entre 1911 e 1913 e, em 1924, iria acompanhar a expedição do americano Hamilton Rice ao rio Branco, mas morreu de malária, em Vista Alegre, no dia 8 de outubro, aguardando a expedição chegar naquela localidade às margens do Branco, onde foi enterrado. Anos depois, seus despojos foram transferidos para o cemitério de São João Batista, em Manaus, onde se encontram até hoje.

O IGHA é depositário de um baú com alguns pertences pessoais de Grünberg.
.
Koch-Grünberg com os Makuna, rio Apaporis.
.
No próximo sábado, 17/10, às 10h00, A EDUA (Editora da Universidade Federal do Amazonas) e o IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas), na sede deste, estarão lançando o livro Começos da Arte na Selva, de Theodor Koch-Grünberg, com tradução do padre Casimiro Beksta.

Na ocasião, serão relançados dois outros livros de Koch-Grünberg: A Distribuição dos Povos entre Rio Branco, Orinoco, Rio Negro e Yapurá; e Dois Anos entre os Indígenas.
.
Um dos livros que estarão sendo lançados.
.
Onde: IGHA, rua Bernardo Ramos, ao lado da antiga prefeitura
Quando: 17 de outubro de 2009 (sábado), às 10h00