Amigos do Fingidor

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Careiro da Várzea recebe o Flifloresta


Dando continuidade ao projeto de expansão do Flifloresta para os municípios amazonenses, nos dias 15, 16 e 17 de outubro, realizar-se-á o FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DA FLORESTA de CAREIRO DA VÁRZEA, com a participação de vários escritores, intelectuais e artistas que tomarão parte no evento. O autor homenageado é o poeta Almir Diniz, filho ilustre do município. O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Careiro da Várzea, Secretaria Municipal de Educação, Seduc – Coordenação Municipal, com o apoio da Câmara Amazonense do Livro e Leitura, Livraria e Editora Valer e Coordenação Regional do Flifloresta Amazonas.

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, escritores e artistas se dividem em palestras, debates, exposições e apresentações musicais que acontecerão no município de Careiro da Várzea. Esta edição do Flifloresta leva ao interior do Amazonas o contato com obras e autores importantes da literatura regional e brasileira. Ao mesmo tempo em que terá como referência a literatura, o Flifloresta patrocinará discussões e debates sobre questões relativas à leitura e à formação de leitores. Faz parte da programação o SIMPÓSIO DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES e o CAFÉ LITERÁRIO, momento em que os autores falarão de suas experiências, com a leitura e a criação literária.

O evento contará com a participação de escritores como Thiago de Mello, que fará a palestra de abertura, Tenório Telles, Zemaria Pinto, Jorge Bandeira, Abrahim Baze, Marcos Frederico Krüger, Ivânia Vieira, Mazé Mourão, Ana Peixoto, Dori Carvalho, Nelson Castro, Rayder Coelho e dos poetas do Clube Literário do Amazonas – CLAM, dentre outros. Além de artistas do próprio município, haverá os shows de Candinho & Inês e do poeta Celdo Braga, com o grupo Imbaúba. O grande homenageado desta edição será o escritor Almir Diniz de Carvalho, nascido no município, e que está completando 80 anos.

Os espaços que receberão o Festival no Careiro da Várzea são a Praça da Liberdade e o Espaço Cultural da Escola Estadual Coronel Fiúza. Dentre as atividades estão: Simpósio de Leitura e Formação de Leitores, Café Literário, Oficinas de Leitura e Criação Literária, Exposição de Livros, Sessões de Autógrafos com Autores Convidados, Inauguração das atividades da Biblioteca Municipal Professora Luzia Izabel Monteiro Sales Veiga e atrações culturais. Como forma de incentivar a leitura, entre a população serão distribuídos centenas de obras durante a programação.

O Flifloresta é um Festival Literário concebido para ser um momento de celebração do livro, promovendo o encontro dos autores com os leitores. Tem como meta ser um ponto de convergência e diálogo entre os artistas da palavra da Amazônia, enriquecido com a presença de escritores da Amazônia. O que fundamenta a sua existência é, portanto, a defesa do livro, a promoção da leitura e a luta pela construção de uma nova consciência social, fundamentada no conhecimento, nos valores estéticos e defesa da liberdade como condição para construção de um mundo mais justo e solidário.

Escritores e personalidades ligados à literatura são convidados para participar de mesas temáticas, palestras, debates, lançar e autografar suas obras durante o Flifloresta.

Programação
Evento: Flifloresta/Careiro da Várzea– 2009
Data: 15, 16 e 17 de outubro
Sede do Evento: Careiro da Várzea

Contatos: Careiro da Várzea
Valdenir Fábio de Moraes 3369-2149
Francisco Junior 8135-1227 fjpfreitas@hotmail.com
Denison Santos 8176-6959 careirodavarzea@bol.com.br
Contatos Manaus:
Carlos Lodi – 8159-3928 carloslodia@terra.com.br
Tenório Telles – 8124-6478 tenoriotelles@hotmail.com
José Farias – 9131-3004 fariasmanaus@gmail.com
Isaac Maciel – 8416-0687