Amigos do Fingidor

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

POETATU, release 4, uma porrada na mesmice


Após 13 anos, o GENS DA SELVA reedita sua Antologia Poética POETATU, release 4. O livro reúne poemas inéditos de 17 poetas, que vão desde nomes consagrados de imortais da Academia Amazonense de Letras ( Anísio Mello, Tenório Telles e Zemaria Pinto), aos novíssimos Felipe Wanderley, Castro e Costa e Henrique Mesquita, passando pela prata da casa, como Simão Pessoa, Almir Graça, Celestino Neto, Jersey Nazareno, Marcileudo Barros, Carlos Araújo e Marco Gomes, além dos músicos/poetas Célio Cruz, Cleber Cruz e Eliberto Barroncas. Vocês devem ter notado que não tem mulher na parada... Que coisa!

O lançamento será nesta sexta feira, às 19 horas, na Arena do Palacete Provincial (antigo quartel da polícia). O evento contará com um show de Cileno e da mega transformer Guadalupe de Montserrat.

E como disse o Zemaria Pinto, ao jornalista Evaldo Ferreira:

“O POETATU é, antes de mais nada, um gesto de rebeldia. Uma manifestação de independência, buscando mostrar aos que se acham donos da cultura amazonense que, quando um quer, todos partem pra porrada.

Mas é também um brinquedo, o lance lúdico da poesia, que não abole o ocaso... (atenção, revisão: é ocaso, mesmo)
.
O POETATU, por fim, é a retomada de um tempo em que não tínhamos certeza de nada – exatamente como agora, ou melhor, como sempre.
Despimo-nos das máscaras cotidianas e encaramos a fantasia de ser poetas: desfilar nus, para desespero do rei...”

Mais não disse nem lhe foi perguntado.