Amigos do Fingidor

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Valer: promoção de aniversário com lançamento


A Livraria Valer chega aos 20 anos de existência. O marco dessa data é o ano de 2010. Para comemorar esse acontecimento, uma série de eventos será promovida ao longo de 2010. Até o dia 16 de dezembro todo o acervo da Livraria estará à disposição dos leitores a preços promocionais, a partir de 50% de desconto. Na programação do dia 16, quarta-feira, será lançado às 19h o livro Sertões de Bárbaros: o mundo natural e as sociedades indígenas da Amazônia na visão dos cronistas ibéricos – séculos XVI e XVII, do escritor Auxiliomar Silva Ugarte.

Auxiliomar Silva Ugarte é hoje pesquisador consagrado, cujo renome é precedido por pesquisas pioneiras, conferências, palestras, artigos e livros. Pouco a pouco, ele construiu uma obra, se entendemos por obra um conjunto de textos atravessados por uma questão. No caso: o papel da região amazônica no contexto global da história do Brasil. O tema, embora amplo e complexo, pouco tem merecido do interesse de historiadores situados no Sudeste do país, ficando entre a memória e o esquecimento, que se vincula a tudo o que constitui a face escondida e desconhecida da história oficial, que foi deliberadamente colocada nas margens da história para que esta se desenrolasse, confortavelmente, a partir de um centro hegemônico. Centro que prefere fazer os brasileiros acreditarem que seu passado começa com os bandeirantes e termina na Revolução de 1932. Mas, sabemos que nossa história não se resume a esses episódios. E para conhecê-la em sua amplitude, na riqueza de espaços e temporalidades que nos escapam, precisamos de historiadores com o fôlego de Auxiliomar Ugarte e de livros como este seu Sertões de Bárbaros.

Nesta obra de precisão e competência, Auxiliomar Ugarte contribui de maneira esclarecedora e convincente para conhecermos melhor este território que é, ainda para muitos, apenas um “gabinete de curiosidades”. Ele se dá como objetivo compreender a Amazônia a partir das significações que o mundo natural nela mereceu ao longo dos séculos.

Apoiado na renovação dos métodos que estudam as mentalidades e sua relação com os contextos culturais, atento a escalas de análise que vão do econômico e político ao etnográfico, sensível aos atores individuais – no caso os cronistas –, Auxiliomar desenvolve uma narrativa agradável à leitura e rica de diálogos com a historiografia contemporânea e clássica. Ao acompanhar os mestres da historiografia internacional que postulam o estudo do mental e do social, ciente de que não existem explicações deterministas para a História, ele inaugura novos campos de estudos: o das sensibilidades e o das mentalidades na região amazônica.

Este livro de arquitetura impecável oferece ao leitor uma fonte rica de ensinamentos sobre um mundo que busca fervorosamente seu caminho. Auxiliomar Ugarte desenrola com lucidez, beleza e erudição um texto onde céu e inferno, anjos e demônios se deram, certo dia, as mãos. No passado, a Amazônia foi espoliada em nome de Deus. Hoje, continua sendo-o em nome do Progresso. Obras fundamentais, como esta, nos ajudam a refletir e a nos perguntar: até quando?!