Amigos do Fingidor

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Quarta Literária com Marcos Frederico e Thomas Mann


Realizada sempre na primeira quarta-feira de cada mês, a última Quarta Literária do 2009 ocorrerá amanhã, dia 02/12, tendo como tema “Thomas Mann – vida e obra”. O palestrante será o professor Marcos Frederico Krüger, que falará sobre o contexto alemão durante a 1ª e 2ª guerras mundiais; a rivalidade de Thomas com o irmão, Heinrich Mann; os filhos artistas, a homossexualidade de Thomas Mann e sobre o exílio do artista durante a ascensão do nazismo.

Thomas Mann, um dos quatro maiores escritores do mundo no século XX, nasceu em Lübeck, na Alemanha, em 1875. Era filho de Julia Silva, uma brasileira que foi levada para a Alemanha ainda na infância. Como escritor, Thomas escreveu algumas obras-primas da Literatura Universal. Seu primeiro grande livro foi lançado em 1900, quando tinha apenas 25 anos: Os Buddenbrooks, um monumental livro em dois volumes. Trata-se da própria história e decadência de sua família. Três anos depois, publicou um outro livro de referência na literatura alemâ: Tonio Kröger. Seu maior sucesso, porém, foi Morte em Veneza, transposto para o cinema pelo diretor italiano Luchino Visconti.

Mann é um autor autobiográfico e seus livros desenvolvem a temática que ele mesmo, em vida, sufocou: a questão da homossexualidade. Em 1929 foi agraciado com o Prêmio Nobel, mas não pelo livro que ele julgava merecedor da honra (Morte em Veneza). O prêmio foi dado para a sua obra inicial: Os Buddenbrooks. Devido à ascensão do nazismo, Thomas teve de se exilar na Suíça. Com a ideologia hitlerista ganhando corpo na Europa, Mann se refugiou nos Estados Unidos. Bastante prestigiado na nação americana, chegou a ser recebido pelo presidente Roosevelt. Mais tarde, com a derrota dos nazistas, retornou à Europa. Faleceu em Zurique, na Suíça, em 1955, aos 80 anos de idade.

Sobre o palestrante

Marcos Frederico Krüger é doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC do Rio de Janeiro. Possui publicado, dentre outros, o livro Amazônia: Mito e Literatura. Seu livro Poesia e poetas do Amazonas, em parceria com o professor Tenório Telles, foi lançado pela Editora Valer em 2006. Recebeu em 2006 o Prêmio da Prefeitura Municipal de Manaus, categoria ensaio, com o livro A sensibilidade dos Punhais, que estuda a presença do mar na poesia do Amazonas. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas.

Evento: Quarta Literária
Tema: Thomas Mann – vida e obra
Palestrante: Marcos Frederico Krüger
Data: 2 de dezembro de 2009
Horário: 18h30
Promoção: Livraria e Editora Valer
Local: Espaço Cultural Valer – Av. Ramos Ferreira, 1195, Centro.
Quanto: Entrada franca