Amigos do Fingidor

domingo, 6 de dezembro de 2009

O morro da casa-grande

Rogel Samuel*


Dia 21 de dezembro, de 19h às 21h, em Teresina, PI, acontece na Livraria Nova Aliança o lançamento do romance de estreia de Dílson Lages Monteiro. O morro da casa-grande ambienta-se em Barras-PI, em meados do século XX, quando a vida ainda era essencialmente agreste. Cidade e campo praticamente se confundiam e as distâncias pareciam não ter fim. As fazendas ainda estavam de pé como elemento concentrador de renda, mas o modelo socioeconômico já dava sinais de ruína.

Começava a se formar um aglomerado urbano mais vigoroso, mas negligente às tradições e ao patrimônio cultural. Agredia-se, no silêncio da omissão, a identidade de um núcleo populacional fundado entre a fazenda e a igreja.

Os costumes da vida rural, a infância, a velhice, a morte, a desigualdade social e a fé são alguns dos temas pelos quais transitam Genésio, Marciano, coronel Custódio, coronel Alberto e outros personagens vigorosos em emoção.

A Livraria Nova Aliança localiza-se na rua Olavo Bilac, ao lado do prédio novo do Colégio Diocesano. Fone: (86) 3221-6793.

(*) Publicado originalmente no blog de Rogel Samuel.