Amigos do Fingidor

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Nhamundá na Marquês de Sapucaí em 2010
Lison*
Amazonas banhando-se.

O mito das Ykamiabas deve conquistar o povo do Rio de Janeiro, do Brasil e o Mundo.

É com alegria que levo ao conhecimento de toda a comunidade nhamundaense, que a marca registrada Nhamundá, a partir de 2010, estará sendo conhecida nos quatro cantos do mundo.

A Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, por seu carnavalesco Fábio Ricardo, elegeu o mito das Ykamiabas, como tema para o carnaval 2010.

Com o objetivo de divulgar o município de Nhamundá, sempre procuramos editar neste espaço, histórias, estórias, crônicas, contos, lendas e demais acontecimentos.

Em março e abril próximo passado veiculamos dezenas de pôsteres neste espaço, sobre as Ykamiabas – As Amazonas. Alguns textos redigi. Além dos meus, constam nos arquivos deste Blog os artigos devidamente assinados pela escritora Regina Melo, que também tratam sobre as Ykamiabas, e foram bem aceitos por todos os leitores.

Chegou ao nosso conhecimento que o carnavalesco citado vem realizando as devidas pesquisas para colocar o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, cuja bandeira a ser defendida na passarela mundial do carnaval será a lenda das Ykamiabas.

Diante do fato, registramos o evento com alegria, sendo motivo de orgulho a todos os nhamundaenses.

O acontecimento deve ter uma atenção toda especial por parte do senhor Tomaz de Souza Pontes, Prefeito Municipal de Nhamundá, secretário de turismo, e demais assessores, pois, é a marca registrada de um povo que estará sendo veiculado pela mídia nacional e internacional. Serão milhões de pessoas assistindo ao desfile carnavalesco mais esperado do planeta em 2010.

Assim, é de bom tamanho, as autoridades municipais vestirem a camisa, tomar a iniciativa e fazer o devido contato com o carnavalesco e colocar à disposição os arquivos históricos do município, para que aquele senhor consiga fazer o melhor.

Falar das Ykamiabas é discorrer sobre as guerreiras Amazonas, e, por conseguinte é retratar e reproduzir as origens e grande parte da história do Município de Nhamundá.

É Nhamundá para o mundo ver!

Conheço a obra Ykamiabas – Filhas da Lua, Mulheres da Terra, os personagens em tela se passam e compõem o todo nhamundaense. Uma narrativa belíssima que retrata as localidades mais exóticas do município.

Ao que sei, além da obra da escritora Regina Melo, o carnavalesco Fábio Ricardo, fez diversas pesquisas em sites da região, e com certeza este humilde espaço deve ter recebido sua visita o que nos deixa felizes, afinal, não buscamos glórias e muito menos recompensas financeiras, mas sim, exclusivamente retirar o município do anonimato.

Temos muita certeza que será uma apresentação diferenciada, marcante, inovadora, uma vez que, a escritora retrata o outro lado da história das Ykamiabas, que, ainda não foi contada, razão do sucesso da tiragem de milhares de exemplares por seu editor, editora Travessia,ano 2004.

No carnaval 2009, a Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha integrou o Grupo A, foi a 7ª escola a desfilar na Marquês de Sapucaí.

Estive lendo o Enredo da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, para mim está patente nas entrelinhas da extraordinária apresentação que o carnavalesco, Fábio Ricardo, deve trabalhar outra variável quando da apresentação, ou seja, deve buscar a materialização da fascinante história das Ykamiabas, portanto, sai da mesmice de outras escolas de samba, quando elegeram um trabalho mais voltado as lendas.

Leia a sinopse do enredo sobre as Ykamiabas:
http://www.apoteose.com/rocinha/sinopse2010.htm
Amazonas pescando.

*Conheça o blog do autor: Nhamundá on-line.