Amigos do Fingidor

domingo, 23 de agosto de 2009

2ª edição de Pepeta - Páginas de vida e história


Pepeta – Páginas de vida e história é um livro de opiniões e significados, falas e revelações, sentimento e lembrança, em que a autora emerge nas circunstâncias e no contexto da vida do personagem, oferecendo uma narrativa afetiva da trajetória de um dos grandes ídolos do futebol amazonense, José Ricardo dos Santos Silva – Pepeta, artífice de feitos gloriosos do Nacional Futebol Clube, e da própria seleção amazonense, especialmente nas décadas de 60 e 70, reconstituindo fatos e fases da cidade de Manaus. O livro contém fotos, documentos e reportagens recolhidos em pesquisa feita na Biblioteca Pública Municipal. A autora inseriu cada foto nos acontecimentos sociais, culturais, políticos e religiosos de então.

Para o escritor Tenório Telles, membro da Academia Amazonense de Letras, Carmen firma-se como cronista dos fatos, atores e acontecimentos cotidianos que enformam a história da cidade de Manaus. Ao fixar literariamente a trajetória mágica de Pepeta, reconstitui o cenário histórico da década de 60 do século passado. Carmen Novoa presta ainda um serviço à história do desporto no Amazonas, ao mesmo tempo em que resgata um dos momentos mais expressivos e vitoriosos do futebol regional, tendo como protagonista essa figura lendária da torcida amazonense: Pepeta, um jogador de excepcionais qualidades.

A data do lançamento da 2.ª edição deste livro marca o aniversário de 40 anos da vitória histórica do Nacional Futebol Clube no Maracanã, quando o então atacante Pepeta marcou o gol da vitória. Foi no dia 24 de agosto de 1969; o jogo era Nacional, do Amazonas, contra Maringá, do Paraná, definindo o vencedor do campeonato brasileiro no torneio Centro-Sul e Norte-Nordeste. O único gol da partida, feito por Pepeta, fez Limongi, então presidente da FAF, proferir em alta voz: “Fizemos história”. Este livro é um testemunho dessa história memorável.

A AutoraCarmen Novoa Silva é escritora, pesquisadora e poeta. Ocupa a cadeira n.º 33 da Academia Amazonense de Letras. Tem publicados os livros: Trilhos de Prata (1992); Decálogo de Manaus (1994); Credo à Imaculada do Amazonas (1995); Canção a Manaus (2001); organizadora do livro Andrômaca, de Péricles Moraes (2008).

Evento: Lançamento do livro Pepeta – Páginas de vida e históriaAutora: Carmen Novoa Silva
Páginas: 206
Data: 24 de agosto de 2009 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Restaurante Stravaganza – Hotel Mercure, avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), 1.000 – Adrianópolis
Contatos: 3635-1324 (Editora Valer); 9982-9290 (autora)